O III Congresso Nacional realizado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) por deliberação da Direção Nacional vetou coligações com os partidos: PSDB, DEM, PMDB, PR, PTB, PSD, PRB e PP, independente das razões que motivaram tais composições. Em Paulo Afonso o PSOL estava numa coligação com PDT/PR/DEM/PMDB/PSOL.
O entendimento do PSOL é que esses partidos (PSDB, DEM, PMDB, PR, PTB, PSD, PRB e PP) configuram um campo à direita da sociedade brasileira, são instituições orgânicas do grande capital e configuram-se como um bloco conservador de sustentação ao regime político atual, que privilegia uma minoria em detrimento das maiorias excluídas do Brasil.
A Agência Paulo Afonso de Notícias (ANPA) entrou em contato com o presidente do PSOL em Paulo Afonso, Gelson Barbosa que certificou a decisão da sigla, porém confirmou, "mesmo acatando a direção nacional do partido vamos continuar lutando por uma vaga na Câmara de Vereadores. Saímos da coligação, entretanto, continuaremos a apoiar a candidatura do prefeito Anilton Bastos para a reeleição, disse o presidente.