Política

Paulo Afonso - Bahia - 01/03/2026

Um em cada três moradores de Paulo Afonso depende do Bolsa Família, mostram dados oficiais

diariod4noticias
Divulgação
Mulheres são maioria entre os beneficiários e maioria está em idade produtiva
Mulheres são maioria entre os beneficiários e maioria está em idade produtiva

Um em cada três moradores de Paulo Afonso depende do Bolsa Família, mostram dados oficiais.Mulheres são maioria entre os beneficiários e maioria está em idade produtiva

Dados do Governo Federal referentes a dezembro de 2025 revelam um cenário social preocupante em Paulo Afonso: 34,8% da população do município está inserida em famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Com população estimada em 119.418 habitantes, o município contabiliza 41.557 pessoas vivendo em lares atendidos pelo programa de transferência de renda. Na prática, isso significa que um em cada três moradores depende diretamente do benefício.

Quase metade são crianças e adolescentes

O dado que mais chama atenção está na faixa etária:

18.175 beneficiários têm entre 0 e 17 anos

Isso representa 43,7% do total

A maior concentração está entre 7 e 15 anos, com 9.271 crianças e adolescentes.

Especialistas apontam que esse número indica forte presença de famílias em situação de pobreza estrutural, onde a renda do benefício é fundamental para alimentação e manutenção básica do lar.

Mulheres são maioria entre os beneficiários

Outro dado relevante é a predominância feminina:

25.119 mulheres (60,44%)

16.438 homens (39,56%)

Entre 25 e 39 anos, as mulheres representam mais de 75% dos beneficiários em algumas faixas etárias.

O perfil sugere alta incidência de famílias chefiadas por mulheres, muitas delas mães solo, reforçando o fenômeno conhecido como “feminização da pobreza”.

Maioria está em idade produtiva

Mais da metade dos beneficiários (53,9%) têm entre 18 e 59 anos, idade considerada economicamente ativa.

O dado indica:

dificuldade de inserção no mercado formal,

informalidade,

baixa renda,

desemprego estrutural.

Idosos representam pequena parcela

 

Apenas 965 beneficiários têm mais de 60 anos, o que corresponde a 2,3% do total — grupo que, em geral, pode estar amparado por aposentadorias ou pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Embora represente vulnerabilidade social, o Bolsa Família também movimenta a economia local.

Os recursos transferidos mensalmente:

impulsionam supermercados,

fortalecem pequenos comércios,

mantêm consumo básico,

ajudam a sustentar a economia periférica.

Sem o programa, analistas apontam que poderia haver aumento imediato da insegurança alimentar no município.

Os números revelam:

Alta dependência de política pública de transferência de renda

Forte concentração de crianças e mulheres

Vulnerabilidade significativa em idade produtiva

Com quase 35% da população dependente do Bolsa Família, Paulo Afonso enfrenta um desafio estrutural que vai além da assistência social — envolve geração de emprego, qualificação profissional e desenvolvimento econômico sustentável.


Últimas

121 até 140 de 11749 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados