Política

Paulo Afonso - Bahia - 29/01/2026

Faculdades caça níqueis

Bob Charles
Divulgação

 

"No Brasil tem mais faculdade de direito que às existentes nos EUA e em toda Europa, somadas..

O dado acima só vem revelar o quanto o nosso país tem sido relaxado, diria até irresponsável, no que diz respeito ao estabelecimento e funcionamento das nossas escolas de nível superior. Em relação às chamadas faculdades de direito o crescimento foi de tal ordem que a própria OAB-Ordem dos Advogados do Brasil viu-se obrigada a estabelecer um exame, e tornou-o obrigatório, condição sem a qual, os recém- diplomados não poderão exercer a profissão de advogado.

No Brasil, a quantidade de advogados que não podem advogar já supera a quantidade daqueles não podem, e não raro, alguns deles, sem outra alternativa, estão exercendo profissão de motoboy.

Se um advogado mal formado já causa preocupações, para além de sua própria frustração, o mesmo não podemos dizer dos diplomados para exercer determinadas profissões, entre elas, a de médico, afinal de contas quem cuida da saúde e das vidas das pessoas, precisa estar preparado para exercer tão singular e delicado desafio.

Ainda que tardiamente, o Conselho Federal de Medicina, criou o ENAMED, um sistema que se destina a avaliar a qualidade dos cursos de medicina existentes no nosso país, e como seria de esperar, 1/3 das nossas faculdades foram reprovadas.

O ENAMED foi criado e entrou em vigor em 2025, mas dada a sua importância, o Ministério da Educação e o da Saúde e os demais órgãos públicos precisam ficar atentos, do contrário, o que aconteceu com as faculdades de direito poderá acontecer com as faculdades medicina.

 


Últimas

21 até 40 de 11654 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados