Opinião

Paulo Afonso (BA) - 09/05/2011

Critica midiática favorece Anilton

Por: Fábio Almeida – Advogado
Divulgação

No atual estado democrático de direito, é comum vermos a oposição fazer críticas e até criar factóides para tentar desestabilizar quem está no poder. Os motivos são os mais variados. Por motivos ideológicos, divergências políticas, questões financeiras, ou quase sempre para coagir a receber um cala-boca, etc. Foi assim durante o primeiro mandato de Lula, com o escândalo do mensalão. Todos os dias se viam tentativas desesperadas da imprensa para vincular os mensaleiros ao Presidente da República. Mas essas manobras foram um tiro no pé e surtiram efeito contrário. Quanto mais se criticava e se tentava desmoralizar o Presidente Lula, mais ele era bem avaliado em seu governo e ganhava maior credibilidade junto ao povo brasileiro. Guardadas as devidas proporções, fato análogo acontece em Paulo Afonso. Parece que a mídia oposicionista, representada por políticos de oposição, ou custeada por políticos rivais, desistiram de fazer essas denúncias vazias e críticas infundadas, pois o povo já está cansado de ver e ouvir as armações e inverdades. Um reflexo disso foi o resultado da última pesquisa divulgada, na qual Anilton foi muito bem avaliado e com grandes chances de ser reeleito em 2012. Não adianta criticar, tem que ter obras feitas e serviços prestados.

TRÂNSITO MUNICIPALIZADO, DIVIDENDOS POLÍTICOS - Segundo a Lei nº 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro-CTB, o art. 24 estabelece que compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de sua circunscrição, executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, no exercício regular do poder de polícia de trânsito. A municipalização traz benefícios com o aumento de receitas, devido às multas aplicadas, a exploração, por exemplo, de estacionamentos e reeducação de circulação de veículos. Porém, pergunta-se: se municipalizar é bom, por que somente 10 dos 417 municípios baianos têm o trânsito municipalizado? A resposta é fácil, ninguém gosta de ser fiscalizado e de pagar multa, pois dói na parte que mais incomoda o cidadão, o bolso. Alguns gestores municipais, mesmo sabendo que o CTB obriga a municipalização do trânsito e que terá maiores receitas, não optam por adotar tal medida, eis que ela implica em dividendos políticos, apesar de ajudar na melhoria do trânsito.

AS REGRAS DE TRÂNSITO SÃO PARA TODOS OS MUNICÍPIOS - Um assunto tem preocupado bastante os condutores de veículos em Paulo Afonso, é o início da fiscalização feita pelos agentes de trânsito. Depois de anos de municipalização, o Prefeito Anilton, finalmente teve a coragem de operacionalizar esta atuação dos agentes de trânsito. Raimundo Caires criou o Grupamento de Trânsito, fez o concurso para os agentes, mas não o deixou preparado para trabalhar. Anilton investiu na preparação e integração do sistema de multas com o DETRAN-BA, o que tem um custo bem elevado. Alguns condutores alegam que observaram vários agentes aplicando multas de trânsito e que isso seria covardia. Acredito que alguns pauloafonsinos não querem ser fiscalizados. Quando se vai às capitais próximas, há a fiscalizado e ninguém reclama, mas ser fiscalizado em Paulo Afonso, para alguns é um absurdo. Quanto ao trabalho dos agentes de trânsito, houve um tempo de adaptação e de fiscalização educativa, mas mesmo assim muitos se acham injustiçados. Algumas pessoas precisam enxergar que as regras de trânsito devem ser observadas em qualquer lugar, até nos rincões mais distantes dos grandes centros.

CADÊ O NOSSO SHOPPING? - Com a publicação do comentário sobre a vinda das Lojas Americanas para Paulo Afonso, fui procurado por determinado empresário local que me noticiou a chegada aqui de outra rede de lojas do ramo de eletro-eletrônicos. A mais nova interessada em investir no poder de compra dos pauloafonsinos, é as Casas Bahia. A empresa já visualizou e negociou um imóvel em nossa cidade, entretanto, só em 2012 a loja será instalada. O pólo Industrial precisa ser estruturado para ter apoio do governo do estado, o que certamente pode atrair indústrias, o que não se viu na gestão passada. Mas pelo menos agora já se tem uma preocupação do Secretário Gilberto Gomes em começar a fazer investimentos. Outro nicho que tem interessado aos investidores é a construção de shoppings centers em cidades do interior. Os grandes empresários do ramo fizeram uma estudo e descobriram que as cidades de 200.000 habitantes são lugares para investir na construção de shoppings com retorno garantido. Apesar de Paulo Afonso não ter esta população, acredito que a construção de um shopping seria viável e resolveria o problema de estacionamento nas lojas do centro.

 MOTO ENERGIA MORNO - Apesar da divulgação e do incentivo da prefeitura municipal, o Moto Energia este ano não teve a mesma quantidade de motociclistas do ano passado. Vimos o evento com bastante policiamento, agentes de proteção nas ruas, com prepostos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Centro de Referencia Assistência Social - CREAS e demais órgãos. Pelo visto tudo estava pronto para receber nativos e visitantes, mas o que se comentou, é que a briga entre os motoclubes foi determinante para deixar de receber um maior número de motociclistas, que todos os anos convergem para a "Capital da Energia". Há quem diga que houve um boicote de motoclubes ligados às pessoas que não participaram da organização do evento. O Certo é que Paulo Afonso não pode perder a tradição nesta festa do calendário oficial que traz emprego e renda para a cidade, por conta da disputa e da vaidade das representações dos motociclistas locais.

 QUE JEITO, VITÓRIA RUMO AO PENTA...No primeiro jogo da final do campeonato baiano, o resultado ficou no empate de 2 x 2 entre o Bahia de Feira e  Vitória. O jogo aconteceu no Jóia da Princesa, em Feira de Santana. O Bahia de Feira esteve à frente do placar por duas vezes, mas acabou cedendo o empate. No próximo domingo, 15/05/2011, acontecerá no Barradão um feito inédito. Se o Vitória empatar o segundo jogo será o Campeão Baiano de 2011, conquistando o pentacampeonato, já se o Bahia de Feira vencer será mais um time do interior como o título baiano, igualando o feito do Colo-colo de Ilhéus, que foi campeão há cinco anos. Se prevalecer a lógica, o Leão Barra conquistará o título, mas como no futebol não há lógica, ainda há uma esperança para o Bahia genérico...


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados