Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 17/10/2023

Divide et impera

Por: Ivan Pereira
Divulgação

“Em política e sociologia, dividir para conquistar (ou dividir para reinar) consiste em ganhar o controle de um lugar por meio da fragmentação das maiores concentrações de poder, impedindo que se mantenham individualmente. O conceito refere-se a uma estratégia que tenta romper as estruturas de poder existentes e não deixar que grupos menores se juntem.” Fonte Wikipédia.

Ficou célebre a frase que é hoje um conceito amplamente utilizado, dita por Júlio César, Dividir para Reinar. Ainda hoje nos deparamos com essa estratégia de ação: “faz a tua parte e quem fizer melhor vai ganhar um brinde”. 

Mas nem sempre pode ou deve ser assim, uma vez que toda autoridade só é confirmada com o consentimento do Sujeito e do ponto de vista da Política não devemos ser meros expectadores e sim agentes de transformação da nossa realidade através da Política.

E a partir desse ponto de vista essa historinha de pesquisa que diz que tudo está no papo é que já vi muitos políticos saírem da vida pública depois da abertura das urnas escrevendo literalmente o contrário do que as pesquisas diziam.

Não estou contra a ferramenta científica, mas sim a má intenção de usá-la para deixar de lado a discussão de projetos sociais, econômicos e políticos, diretamente com os sujeitos de transformação.

Uma casa dividida não subsistirá e do ponto de vista político, o nome que reunir todas as condições necessárias para juntar a diversidade é o que terá maior chance de vencer as eleições de 2024. Entre Anilton Bastos e Mário Cesar Barreto, eu vou ficar com a Experiência e a tradição.



Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados