Bastidores

Paulo Afoinso - Bahia - 26/03/2024

É o que vale

Bob Charles DRT BA 3.913
Foto: Divulgação

Há uma previsão de que três secretários do prefeito Marcondes Francisco deixarão os cargos para disputar mandatos de vereador. Nino Rangel, Regivaldo Coriolano e Petrônio Nogueira, Tudo bem. Se não tiverem estrutura financeira para bancar a campanha, serão sérios postulantes a embarcar na rural. A maioria esmagadora do nosso eleitorado foi  criada acostumada a votar pelos favores recebidos; e não, pelo que um secretário fez ou deixou de fazer no cargo. Infelizmente, essa é a realidade. Na campanha, o verbo vale muito pouco, o que vale é a verba.

Candidatos

Praticamente na reta final para a definição dos candidatos às vagas da Câmara de Vereadores em cada partido que disputará as eleições municipais de outubro, postulantes e dirigentes partidários fazem e refazem seus cálculos eleitorais em busca de garantias de que, mesmo enfrentando uma concorrência dura e muitas vezes poderosa, terão chances de se eleger. O cenário de dificuldades têm levado, aliás, muita gente a rever planos e mesmo pensar em mudar de partido para, ao final, não amargar o sofrimento da derrota. Neste jogo de muita disputa, o que se assiste é a identidade com a legenda pela qual se disputa ir para o lixo. Ideias programáticas, nem pensar. Nessa luta do rochedo com o mar, o negócio é ver quem faz mais candidatos - se Marcondes Francisco ou Mário Galinho.

Com que roupa

O prefeito Marcondes Francisco, praticamente deu número finais à expectativa em torno do seu novo partido: O PP.  A data do lançamento está sendo definida em um ato público que possivelmente contará com a presença do  governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do deputado federal  Mário Negromonte Júnior (PP). Com a confirmação do seu ingresso no PP,  a previsão de tempo para a campanha da Prefeitura de Paulo Afonso será de chuvas e trovoadas. Do outro lado, estará na polarização o ex-vereador Mário César Barreto de Azevedo, o Galinho, que será apoiado pela maioria dos atuais vereadores.  Paulo Afonso será palco de uma das eleições mais tensas da região, com muita confusão, pode anotar.

Está lascado 

O candidato a prefeito ou a vereador que pensar que pode se eleger só porque tem um padrinho forte ou porque seu apoiador se encontra no poder está lascado. Nada é mais difícil na política do que a transferência de voto. O poder ajuda, mas não é garantia de vitória para nenhum candidato. O eleitor costuma votar no nome, sem olhar para quem está lhe apoiando.

Foco Principal 

O foco principal está voltado para o secretário de Turismo,  Nino Rangel (PT). Para ser candidato a vereador, ele tem que deixar o cargo no próximo dia 6, última data para filiações e para desincompatibilização dos ocupantes de cargos de confiança, ordenadores de despesas, para disputar a eleição.

 


Últimas

1 até 20 de 2540   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados