Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 31/08/2022

Largada dos candidatos à Presidência – de onde se espera é que nada vem!

Por: Fábio Almeida – político, advogado e professor
Foto: Divulgação

Na semana passada os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas participaram de uma entrevista no Jornal Nacional da Globo. O que se viu foi mais do mesmo. 

Bolsonaro-PL metendo os pés pelas mãos, com a grosseria que lhe é peculiar e atirando rajadas de mentiras, comportamentos incompatíveis com o cargo que ocupa, visto que pretende permanecer. A participação de Ciro Gomes-PDT, segundo entrevistado, foi o ponto alto das sabatinas. O candidato foi bastante moderado em seu tom, aceitou críticas denunciou o atual governo por não combater a fome e apresentou propostas convincentes para melhorar a economia e a vida do brasileiro.

A entrevista de Lula-PT deixou bastante a desejar. Tergiversou das perguntas, não trouxe propostas e quando indagado como iria governar, limitou-se a dizer que era surpresa, omitindo quais seriam suas propostas. Desempenho pífio para quem já governou por dois mandatos. Já Simone Tebet-MDB demonstrou equilíbrio, firmeza em suas colocações e fez duras críticas ao atual governo, mesmo fazendo uma mea-culpa com a corrupção envolvendo caciques de seu partido.

 Domingo na TV Band houve debate entre os presidenciáveis com os seis melhores candidatos nas pesquisas. Mais uma vez repetiu-se o resultado, os grandes perdedores foram Lula e Bolsonaro. Lula ficou acuado e teve que se justificar sobre a corrupção envolvendo seu nome e seu partido, limitando-se a trazer a nostalgia de seu governo, em especial “o churrasquinho e a cervejinha”, mais uma vez sem propostas e divagando nas respostas.

Bolsonaro passou mais uma vergonha, pelas mentiras sobre realizações de seu governo e ao ser ríspido com a jornalista que o entrevistava, quando quis impor à entrevistadora uma carapuça que lhe coube perfeitamente, de ser péssimo no que se propõe a fazer, não saber governar.

 Soraia Thronicke-UB e Felipe D’Ávila-Novo tiveram um bom desempenho, muito combativos, mas com ideias ultraliberais, propondo a redução do Estado com o protagonismo da iniciativa privada, seja no agronegócio, seja no setor de produtos e serviços, sistema fadado ao insucesso porque atende os interesses da elite.

 Segundo as pesquisas de opinião e de busca no google, segundo a plataforma os candidatos que tiveram melhores desempenho no debate foram, em primeiro Ciro Gomes, pelas propostas e segurança nas respostas, seguido de Simone Tebet, bastante combativa e firme em suas colocações.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados