Economia

Paulo Afonso - Bahia - 16/01/2015

Microempreendedores devem enviar declaração anual de rendimentos até 31 de maio

Agecom/ASCOM /PMPA
Divulgação

Paulo Afonso - O prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEI) que se formalizaram até o último dia do ano passado, enviem a Declaração Anual de Rendimentos de 2014 para a Receita Federal vai até o dia 31 de maio de 2015. A reunião para abertura dos trabalhos de orientação e recepção das declarações aconteceu no dia 13 Janeiro, com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Leobson Teles e o coordenador de Projetos do Sebrae Paulo Afonso, Fábio Alves. Presentes também as Agentes de Desenvolvimento Elaine Pereira, Vanderluce Araújo e Luciana Leite (Sebrae).

Antes de iniciar o processo de declaração é bom ter em mãos o CNPJ e os valores da receita bruta total. Quem é Microempreendedores Individuais (MEI) tem que apresentar sua Declaração Anual Simplificada, que informa todos os rendimentos que obteve com a empresa ao longo do ano de 2014. É considerado microempreendedor a pessoa que trabalha por conta própria, legalizada como pequeno empresário, fatura no máximo R$ 60 mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI pode ter até um empregado contratado, que receba o salário mínimo ou piso da categoria.

 A declaração é gratuita e não requer instalação de programa algum no computador. O primeiro passo será reunir apenas três informações:

a) qual foi o faturamento bruto no ano de 2014;

b) quanto desse total foi obtido por meio de revenda (comércio) ou venda de produtos (indústria);

c) e se o MEI tem algum empregado.

Enviar a declaração garante aos microempreendedores individuais seus direitos, como cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, ausência de burocracia administrativa e financeira, acesso a serviços bancários e crédito, facilidade para comercializar com o governo, redução na carga tributária, entre outros, explica o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles.

Os empresários que não enviarem o documento perdem os benefícios a que tem direito, como acesso ao crédito, cobertura previdenciária, participação em licitações e emissão de nota fiscal.

Para maiores informações, visite a Sala do Empreendedor localizada na Avenida Apolônio Sales em frente à prefeitura municipal de Paulo Afonso no horário das 07h às 13h ou pelo telefone 3281-3011.

 


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados