Economia

Paulo Afonso - Bahia - 25/04/2016

ASCOPA e CIEB promovem encontro com empresários do Pólo Empresarial

Por - ASCOM/ASCOPA
Fotos: Klycinha Nascimento

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paulo Afonso - ASCOPA - juntamente com o Centro Industrial do Estado da Bahia - CIEB convidaram os empresários que compõem  o Pólo Empresarial - Nicolson Machado Chaves para uma reunião no último dia 19/04 na Câmara Municipal de Paulo Afonso, onde estiveram presentes mais de 20 empresários para discutir sobre as melhorias e como anda a situação no local que é conhecido como espaço industrial do município.

O evento foi iniciado pela presidente da ASCOPA  Maria Gorette Moreira, que falou sobre as dificuldades enfrentas a frente da entidade e o posicionamento atual da ASCOPA em dinamizar cada vez mais os seus serviços, ampliando ainda mais para as necessidades dos empresários seja ele: comércio, serviços, industrial, agropecuário, pequeno ou grande porte. A presidente agradeceu a presença de todos os empresários e os demais convidados como o analista técnico do Sebrae Fábio Alves e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Leobson Teles que foi convidado pela ASCOPA e o CIEB para alguns esclarecimentos sobre a área em que está localizado o pólo. 

Ainda em sua fala Maria Gorette Moreira, comentou sobre os novos convênios da ASCOPA junto ao CIEB que são de grande importancia para toda a comunidade empresarial e sua rede de parceiros que já vem atuando desde o ano passado com treinamentos e participação de cursos e palestras para alguns setores empresariais como foi o caso dos cursos da Semana da Água do ano de 2015 e 2016 ambos elogiados pelo publico participante. Gorethe Moreira explicou sobre a implantação da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial de Paulo Afonso uma conquista para o municipio sendo a 4ª instituida no  Estado da Bahia que já tem seus mediadores e conciliadores devidamente formados e certificados pela CBMAE - Brasília - DF, novo convênio da entidade com a Caixa Economica Federal entre outros assuntos. Logo após passou a palavra para Clícia Nascimento, gerente da entidade que falou dos serviços e benefícios para os associados da ASCOPA.

O CIEB esteve representado por seu analista comercial Maurício Milhazes que explicou como é composto todo o Sistema Fieb - é o órgão de representação institucional do Sistema FIEB. Ou seja, é o órgão que garante e incentiva a atuação integrada de todas as instituições que envolvem o Sistema, sendo elas o CIEB, o SESI, o SENAI, o IEL e a própria Federação, a FIEB, prestando serviços nos campos de educação e qualificação profissional; saúde e lazer; e difusão tecnológica. 

Maurício falou sobre os serviços e benificos do CIEB e a Rede Parceiros e o tema mais esparado por todos os empresários dos distritos industriais que foi  a Lei Estadual: 13.462 -12/2015 que instituiu o Fundo Estadual de Manuntenção das Áreas  Industriais, o que propõe uma taxa mensal para manuntenção e conservação dos distritos industrais baianos. Em conversa com o Diretor de Industria e Comércio Raimundo o representante do CIEB foi informado que o Pólo Empresaria de Paulo Afonso não está cadastrado na SUDIC - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia e portanto não será diante mão necessário o pagamento dessa taxa cobrada pelo estado.

Em seguida o convidado Leobson Teles,  apresentou as melhorias e crescimento que o Distrito vem tendo, justificou que a PMPA já vem tomando providências, e se comprometeu em buscar os serviços que são de responsabilidade do poder público municipal.

Um dos pontos discutidos e que ganhou adesão dos presentes, foi a criação de uma associação para participar da administração do Distrito. Leobson explicou, é necessária a criação de leis e regimentos internos que tornem o D.E. uma área exclusivamente voltada para a atividade econômica Industrial ou prestação de serviços, sem o desvio de finalidades. Vários empresários presentes entusiasmaram-se com a ideia, já que as demoras na solução de problemas básicos são muito morosas. A presidente da ASCOPA se colocou totalmente a disposição para atuar junto aos empresários e com isso um novo encontro ficou definido para esta segunda-feira, dia 25 de abril, a partir das 19h na Ascopa.

 

 


Últimas

1 até 20 de 2411   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados