Política

Paulo Afonso - Bahia - 30/07/2015

Programa de Rastreamento do câncer de mama estará em Paulo Afonso na segunda-feira

Agecom - Por Luiz Brito
Ilustração

Com o objetivo de contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama no município de Paulo Afonso, a estratégia itinerante do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estará na área do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, entre os dias 3 e 18 de agosto (incluindo os sábados),  pela manhã e  tarde, realizando mamografias e exames complementares em mulheres de 50 a 69 anos, triadas previamente pelos profissionais dos 26 PSFs  existentes no município. Serão atendidas 140 pessoas/dia, perfazendo um total de 2100 até o dia 18.

Após a mamografia, em um segundo momento, denominado FASE II, são realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

A Estratégia Itinerante até 2014 percorreu 280 municípios de 17 Regiões de Saúde. Estará em atividade nas Regiões de Paulo Afonso e Barreiras a partir de agosto de 2015.

No período de 2011 a 2014 foram realizadas mais de 220 mil mamografias, além de ações de mobilização, conforme atualização dos Sistemas de Informação.

A parceira entre os governos federal, estadual e municipal,  tem se configurado uma experiência bem sucedida, a exemplo  da estratégia saúde em movimento (mutirão de cataratas), sentenciou o secretário de saúde, Alexei Vinícius.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados