Política

Paulo Afonso - Bahia - 29/07/2015

Prefeitos e vereadores participam de apresentação do Consórcio de Saúde

Agecom - Por Luiz Brito com Washington Luiz (Ascom)
Agecom

Proposta apresentada como alternativa para ampliação do acesso aos serviços de saúde, os consórcios estão sendo apresentados a prefeitos e secretários municipais numa série de encontros. Nesta quarta-feira (29), em Brejo Santo (CE), os gestores de Paulo Afonso, Santa Brígida e Glória, no norte baiano, por iniciativa do prefeito Anilton, conheceram detalhes da formação do consórcio, na cidade. Na explanação o diretor Executivo do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Brejo Santo, Getúlio Barros, foi apresentado aos gestores a funcionabilidade do Consórcio de Saúde, cujo objetivo, é descentralizar a assistência de saúde no estado, reequilibrar as finanças municipais, desafogar os grandes hospitais e ampliar o acesso da população a exames e consultas.

O Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos disse que a proposta facilitará e muito a vida dos cidadãos pauloafonsinos, que muitas vezes tem que se deslocar para municípios vizinhos, ou até mesmo mais distantes para realizar seus exames e procedimentos médicos, “com o consórcio específico da saúde poderemos melhorar a qualidade e agilidade no atendimento, hoje é muito angustiante ver que as pessoas necessitam de algum tratamento, mas mesmo e apesar do nosso esforço, não podem ser atendidas pela falta de vaga na regulação. Acredito que com essa nova proposta esse quadro irá mudar” afirmou Anilton.

Também foi explicado que o governo estadual terá participação direta no projeto, entrando com o aporte financeiro de 40%. Além disso, o Estado vem formando comissões técnicas em órgãos estratégicos, como a Secretaria da Saúde (Sesab), para dar apoio aos municípios na formalização dos consórcios.

Também participaram do encontro, os vereadores de Paulo Afonso, Marconi Daniel, Zé Carlos do BTN, Bero do Jardim Bahia, de Glória Gilmar Pereira, Nido de Doto e Tinho de Heleno este último de Santa Brígida, além do secretário de saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius. Nesta quinta-feira (30), às 14 horas, desta feita em Fortaleza será apresentada aos prefeitos a proposta de "modelo de consórcio " na saúde implantado no estado cearense que serve de espelho para vários estados e nas 4 principais capitais do nordeste, Pernambuco, Alagoas, Maranhão  e  agora, a  Bahia. No estado, das 417 cidades baianas, Abaré, Paulo Afonso, Santa Brígida, Gloria, Pedro Alexandre, Macururé, Jeremoabo, Chorrochó, e Rodelas estão entre as primeiras cidades que deverão se incorporar ao Consórcio. Segundo o secretário de saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, a medida vai ampliar e descentralizar os serviços de saúde com reequilíbrio financeiro. 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados