Política

Paulo Afonso - Bahia - 08/06/2015

Prefeitos da 10ª região vão discutir critérios para criação do consórcio de saúde

AGECOM - Texto Luiz Brito
Reprodução

O objetivo, segundo Anilton Bastos Pereira, prefeito de Paulo Afonso, cidade tido como sede do consórcio “é discutir a proposta de novo modelo de serviço na saúde pública, apresentado pelo governador Rui Costa. A medida é vista como necessária para resolver os maiores gargalos da oferta de serviços à população”, destaca.

No norte baiano o novo modelo seria gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saude, por isso, a participação dos prefeitos para discutir o assunto. A reunião extraordinária que, preferencialmente deve contar com a presença de prefeitos e secretários municipais de saúde está marcada para às 14h00 da próxima quarta-feira, dia 10, em Salvador.

Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Jeremoabo, Abaré,  Rodelas, Chorrochó e Macururé são os municípios que integram o Consórcio.

O objetivo é construir inicialmente 10 policlínicas, com até 13 especialidades, tendo o Estado e municípios como gestores. Os consórcios entre municípios e governo serão criados para financiamento na área de saúde pública.

Os consórcios passarão a financiar a realização de procedimentos mais complexos, com destaque para a implantação de 10 Policlínicas, inicialmente. Nessas unidades serão feitos exames como ressonância magnética, mamografia e outras intervenções laboratoriais de imagem. Para o governador Rui Costa, a iniciativa vai ter como maior resultado um menor tempo de atendimento aos cidadãos e maior precisão no diagnóstico médico, encurtando a distância da Saúde pública de qualidade. “O município sozinho não tem condições de ofertar integralmente os serviços necessários à população, que dependem de investimentos e custeio muito elevados”, observou Rui.

No encontro em Paulo Afonso no dia 22 de maio,  a prefeita de Glória Enavilma Negromonte(PP) e Emanuel rodrigues prefeito de Rodelas, questionaram a contrapartida dos municípios fixada em 60% e apenas 40% do estado. O impasse levantado deve ser a principal pauta do encontro desta semana na capital do Estado. Em tempo os chefes dos oito municípios envolvidos  no "pool" apoiam em gênero e grau a iniciativa, mas esbarram nos números estabelecidos  pelo  governador Rui Costa.


Últimas

1 até 20 de 9890   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados