Política

Paulo Afonso - Bahia - 03/06/2015

Prefeitos da região norte da Bahia discutem criação do consórcio público de saúde

Agecom - Texto Luiz Brito
Reprodução

Com o objetivo de atender às demandas de saúde na região norte da Bahia, o prefeito de Paulo Afonso, Dr. Anilton Bastos Pereira (PDT) e demais prefeitos da região iniciam na manha desta quarta-feira (3), uma agenda de atividades para a criação de um Consórcio Público de Saúde e a implantação de policlínicas. A iniciativa atende a uma solicitação do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no qual os municípios e o Estado serão responsáveis pela gestão regionalizada de 32 especialidades médicas.

O prefeito Anilton antecipa que durante o encontro será debatida a estruturação do Consórcio e da policlínica na região, tendo Paulo Afonso com o núcleo com o objetivo de levar ao Governador do Estado, a percepção desse instrumento entre os gestores públicos. "Os prefeitos entendem que é necessário criar o Consórcio e que deve haver uma celeridade nesse processo, para que a gente possa atender ao que está sendo sugerido pelo Estado e buscar a solução para a saúde o mais rápido o possível", destacou Anilton.

A proposta é aguardada com ansiedade pelos prefeitos, para o atendimento aos serviços de Média e Alta Complexidade, que atualmente tem sido uma das principais dificuldades. "Funcionando da forma que está sendo proposto, vai atender as demandas no seu maior percentual e resolver os problemas dos municípios, principalmente os pequenos", avaliou secretário municipal de saúde de Paulo Afonso Alexei Vinícius.

 Segundo a proposta do Governador, o consórcio terá um gestor, os municípios e o Estado, serão cotistas do consórcio, a gestão será compartilhada e feita por pessoas capacitadas e treinadas. Serão implantadas 28 policlínicas, com 32 especialidades e equipamentos como tomógrafo, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames.

O equipamento vai dar suporte a Atenção Básica nos municípios, através das policlínicas, que inicialmente serão implantadas 10 unidades nas microrregiões e, posteriormente, serão estendidas as demais unidades regionais. A proposta foi apresentada em um momento importante para os municípios baianos do norte da Bahia, que buscam aumentar a oferta de serviços na área de saúde, ao mesmo tempo em que precisa equilibrar as finanças municipais.

Definição

O Consórcio de Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos, associados, para gerir e prover, conjuntamente, serviços de saúde a população, otimizando e racionalizando o uso de recursos públicos. Dentre os objetivos, está a proposta de ampliar a oferta de serviços especializados de Média e Alta Complexidade aos usuários do SUS.


Últimas

1 até 20 de 9890   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados