Política

Paulo Afonso - Bahia - 22/04/2015

Prefeitura reinicia obras de revitalização do Lago do Centenário

Agecom por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Agecom

Na semana passada a Secretaria de Serviços Públicos deu início as obras de revitalização do Lago do Centenário. A primeira fase da revitalização compreende na drenagem, limpeza e desassoreamento do lago. Segundo o Secretário de Obras, Paulo Mergulhão “a drenagem estar sendo realizada gradativamente devido ao grande volume de água estagnada, a próxima etapa é colocar as máquinas e iniciar a limpeza e a retirada dos aguapés do fundo do lago”. Os aguapés, também conhecidos como baronesa, é um vegetal aquático composto por 95% de água e fica flutuando na superfície de lagos, represas ou rios. A planta serve de habitat para microorganismos ou refúgio para peixes, mas em grande quantidade vira uma praga. “Esse efeito de tapete que formou o aguapé já é agora um elemento problemático, que dentro de um impacto ambiental é negativo para o rio”, explicou o ambientalista Silvano Wanderlei.

Ainda segundo ele, o aguapé é um eficiente bioindicador de poluição. “Ele se reproduz dentro de um processo muito rápido. Isso acontece geralmente na passagem da primavera para o verão, onde o clima fica mais quente e favorece o desenvolvimento dessa planta”, informou. Uma triste realidade foi constatada com a drenagem do lago, a grande quantidade de lixo encontrado no fundo “podemos observar a grande quantidade de pneus, garrafas pet e até mesmo um sofá, isso é muito triste, mas esperamos que com a revitalização a população se conscientize e tenha mais respeito e carinho pelo por este espaço” disse o secretário. Já foram concluídas as limpezas dos lagos do Balneário, Lago Aurora que fica próximo ao Hospital Nair Alves de Souza e agora é a vez do Lago do Senhor do Bonfim, que fica próximo ao Cemitério Padre Lourenço Tori.

Segundo o prefeito Anilton, que acompanha as obras de perto “a revitalização está sendo custeada com recursos próprios e utiliza mão de obra do município, esperamos que até a primeira quinzena de maio, o Lago esteja completamente revitalizado” completou.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados