Política

Paulo Afonso - Bahia - 29/03/2015

Bancada feminina exige reforma política com 30% de mulheres no Legislativo em 2016

Agecom Por Luiz Brito
Divulgação

A bancada feminina do Congresso acaba de lançar a Campanha Mais Mulheres na Política. A mobilização visa garantir que a reforma política inclua uma reserva de 30% das vagas  de todas as casas legislativas do país para as mulheres mais votadas já nas eleições de 2016, e que se avance 5% a cada eleição, até atingir 50% de participação de mulheres no parlamento. Isso significa garantir o direito das mulheres, que são maioria da população e do eleitorado, de propor leis e políticas que afetam a vida de todas as brasileiras e brasileiros.

“Passados 20 anos da lei de reserva de candidaturas, percebemos que precisamos de uma cota mais segura e real. Não queremos viver do acaso, mas da regularidade. Queremos um parlamento que tenha a cara da sociedade, e a sociedade é meio homem e meio mulher. O direito de fazer as leis do nosso país depende da luta e mobilização de homens e mulheres que entendem que a democracia só se completará quando tivermos uma presença maior das mulheres no parlamento”, defendeu a vereadora Irmã Leda (PDT)

Atualmente, o Brasil ocupa a 118ª posição no ranking mundial de presença feminina no Legislativo, segundo a União Interparlamentar (UIP), numa lista de 190 países. Na Câmara dos Deputados, as 51 mulheres ocupam o equivalente a 9,9% das 513 cadeiras. No Senado Federal, há 13 senadoras em exercício, o que representa 13% dos 81 parlamentares. Com isso, a representação feminina no Parlamento é de apenas 9%, abaixo da média mundial, que é de 22,1%.

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados