Política

Paulo Afonso - Bahia - 24/09/2014

Eleitor pode tirar segunda via do título e pagar multas até esta quinta-feira

Ne-10
Divulgação

Os eleitores que perderam ou tiveram extraviado o título de eleitor têm até esta quinta-feira (25) para tirar a segunda via em qualquer cartório eleitoral. A impressão é feita na hora e não tem custos adicionais. De qualquer forma, para votar não é preciso apresentar o título – é possível votar mostrando um documento de identidade oficial com foto. Quem perdeu o prazo do recadastramento biométrico, encerrado no dia 7 de maio, não poderá votar nas eleições de 2014.

Para quem precisa pagar alguma multa eleitoral (ausência injustificada às urnas, alistamento tardio ou mesário faltoso), o prazo para regularização também encerra na quinta. O cidadão deve ir ao cartório, onde será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), para fazer a quitação por meio de depósito bancário. O valor da penalidade varia de R$ 1,05 a R$ 35,14.

Se quiser, o eleitor pode requerer uma certidão de quitação eleitoral, comprovando que ele está em dia com as obrigações e direitos políticos. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta que para que as pessoas exerçam ações na vida pública, como por exemplo tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte ou carteira de identidade ou obter empréstimos de bancos estatais, é necessário ter as obrigações eleitorais quitadas.

O cidadão que estiver regular mas não puder votar este ano por não ter conseguido transferir ou mudar o domicílio eleitoral, por exemplo, poderá justificar em qualquer local de votação fora de seu município no dia da eleição, no horário das 8h às 17h.

 


Últimas

1 até 20 de 9890   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados