Geral

Paulo Afonso (BA) - 02/06/2012

Comunidade do Jardim Bahia é beneficiada com Caravana da Cidadania

Agência de Notícias de Paulo Afonso ( ANPA) - Escrito por Luiz Brito DRT/Ba 3913
Foto Divulgação

O prefeito Anilton Bastos Pereira abriu neste sábado (02), mais uma edição da Caravana da Cidadania. Desta vez, a comunidade do Jardim Bahia se reuniu nas dependências da escola municipal Vinicius de Moraes, para participar das atividades e receber diferentes atendimentos. As Caravanas da Cidadania são uma realização da Prefeitura de Paulo Afonso por meio das secretarias de Saúde, Educação, e Desenvolvimento Social. A ação deste sábado contou com mais de 80 profissionais que realizaram centenas de procedimentos médicos. O atendimento começou às 8 horas com previsão de encerramento às 14h.

A secretaria municipal de Saúde levou todas as suas atividades para a Caravanas na realização de diferentes exames e procedimentos, como o teste hanseníase, hepatite, glicemia, informação sobre métodos contraceptivo, saúde bucal, informação DST/AIDS, orientação sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial, todas as vacinas, confecção do Cartão SUS, acompanhamento do Bolsa Família, tratamento dentário. Participam também organismos como Ouvidoria, Humanização, Conselho Municipal de Saúde.

Em sua 16ª edição nada menos que 45 mil pessoas foram atendidas nessas Caravanas. Além das atividades em saúde, voluntários realizam gratuitamente corte de cabelo e serviços de beleza pessoal. "A Caravana é a hora da articulação com as pessoas, com as comunidades", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, principal incentivadora dessa mobilização.

Prevenção, consultas e exames

A Caravana da Cidadania é um conjunto de ações de prevenção, consultas e exames laboratoriais e prestação de serviços ligados ao desenvolvimento social e cidadania, como a atualização do cadastro no programa Bolsa Família. Enfermeiros, pediatras, clínico-gerais e ginecologistas realizaram as consultas. Os pacientes receberam inclusive prescrição de remédio e puderam pegar os medicamentos na farmácia da Caravana.

Cuidando dos olhos: Caravana ajuda a encontrar pacientes

O médico oftalmologista Dr. Hélio observa que as Caravanas tem sido importantes para estimular pessoas idosas a procurarem exame de vista. Muitos deles têm catarata avançada e estão correndo sério risco. Com os eventos externos, Hélio diz que tem encontrado muitas pessoas que não haviam procurado o programa Cuidando dos Seus Olhos, realizado em parceria entre Governo do Estado e Governo Federal.

 

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados