Geral

Paulo Afonso - Bahia - 17/03/2024

Mulheres representam 30% dos condutores na Bahia e são mais responsáveis que os homens no trânsito

Por: André - Folha do Estado
Divulgação/Detran-BA

 A Bahia conta com quase 3 milhões de habilitados, e apesar de uma população feminina maior – cerca de 53%, apenas 30% são delas são condutoras. Dados do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) revelam que das quase 5 milhões de multas registradas pelo órgão entre 2019 a 2023, apenas 5,39% foram aplicadas entre as motoristas e motociclistas. Seguindo essa linha, apenas 6,35% dos sinistros de trânsito foram causados por pessoas do sexo feminino, de um total de 32.855 registrados.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil possui mais de 29 milhões de mulheres habilitadas. Na Bahia, em 2024 esse número chega a quase 800 mil. Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, o panorama é resultado das campanhas de conscientização, capacitação e empoderamento. "O Detran tem realizado ações, em parceria com outras secretarias e órgãos, e isso tem feito o número de condutoras crescer. Elas, comprovadamente são mais atenciosas, responsáveis e cautelosas. No mês da mulher, o Governo do Estado tem realizado diversas atividades para promover políticas públicas para as mulheres", enfatizou.

Publicidade

BANNER 26.02

Leila Mota, vendedora de veículos de uma concessionária de Salvador, é habilitada há 22 anos e afirma não ter medo de dirigir. "Busco respeitar as sinalizações, opto pelo bom senso e pratico a direção defensiva". Leila ainda ressalta que sofre com os assédios por parte dos motoristas, principalmente, quando o trânsito está intenso. Já a enfermeira Deise Oliveira, embora tenha a CNH há 10 anos, não dirige. "Na época que tirei a habilitação não possuía veículo, mas observo os motoristas prudentes e pretendo seguir as normas de transito".

Empoderamento feminino
A campanha 'Elas à frente no trânsito', liderada pelo Detran, em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) tem como objetivo realizar ações de sensibilização, formar multiplicadoras, promover eventos e atividades alusivas ao empoderamento feminino.

Iniciado no ano passado, o cronograma de atividades já percorreu 10 cidades baianas. A Caravana visitou a Região Metropolitana, Recôncavo e região sul interagindo com homens e mulheres, falando sobre temas relacionados à ascensão feminina e o combate à violência de gênero no trânsito.

Receba as notícias em primeira mão via e-mail.. Entre em nossa comunidade. 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados