Geral

Paulo Afonso (BA) - 15/03/2012

CHESF comemora 64 anos de criação com um dia de festa em Paulo Afonso

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA) Repórter Washington Luís
Foto Divulgação (panotícias)

É impossível falar sobre a chegada da energia elétrica no Nordeste sem citar o nome da empresa responsável pela instalação das primeiras máquinas geradoras desse item indispensável no nosso cotidiano.

Essa história de lutas, desafios e conquistas teve início em 1913, quando a famosa "Cachoeira de Paulo Afonso", situada na divisa dos estados de Alagoas e Bahia, chamou a atenção do empresário Cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que conseguiu convencer o Governo Federal da época, da possibilidade de se gerar energia elétrica utilizando as quedas d'água formadas na margem direita do Rio São Francisco. As primeiras máquinas da Usina Anjiquinho, construída no lado alagoano, foram responsáveis pelo fornecimento da energia elétrica que movimentava a indústria têxtil implantada pelo visionário Delmiro Gouveia, no Povoado de Pedra - distrito de Água Branca, emancipado em 14 de fevereiro de 1954, quando passou a se chamar Delmiro Gouveia, em homenagem ao seu pioneiro.

Em 03 de outubro de 1945, o Decreto Lei nº 8.031, assinado pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, criava a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), organizada pelo Ministério da Agricultura, sediada no Rio de Janeiro, tendo como finalidade aproveitar o potencial hidráulico do Rio São Francisco. Nessa mesma data, o Decreto Lei nº 19.076 limitava a área da CHESF numa circunferência de 450 km, tendo como centro a Cachoeira de Paulo Afonso. Mas só em 15 de março de 1948, devido às várias mudanças políticas no Governo Federal, a CHESF teve sua primeira Diretoria constituída, já no Governo Eurico Gaspar Dutra.

Essa brilhante história que emociona os nordestinos foi comemorada pela Diretoria, funcionários ativos e aposentados, colaboradores e autoridades representativas de diversos setores, nesta quinta feira (15), com várias atividades programadas pela Administração Regional da estatal (APA), na Rua do Triunfo-Vila Alves de Souza, 170-Paulo Afonso.

As homenagens foram abertas às 07h30min, com o hasteamento da Bandeira do Brasil, no pátio do prédio da Administração Regional; às 15h30 foi realizado um Culto Ecumênico em ação de graças, seguido de entrega de medalhas de reconhecimento aos funcionários mais antigos e
mensagem do Administrador Regional, Augusto Cézar Vieira de Souza, dirigida aos chesfianos. Às 18h um delicioso coquetel encerrou a programação alusiva aos 64 anos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados