Geral

Paulo Afonso (BA) - 16/12/2011

SAMU Paulo Afonso chega ao final do ano com 9.498 atendimentos

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)

Com o objetivo de prestar atendimento precoce às vítimas que passaram por agravos agudos à saúde que possam levar a sofrimento, sequelas ou à morte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192), é previsto na Portaria nº 2.026, de 24 de agosto de 2011, do Ministério da Saúde. Acessado gratuitamente através do número "192" e acionado por uma Central de Regulação Médica das Urgências, o Serviço atende o usuário mediante o envio de ambulâncias, tripulados por uma equipe capacitada.

 O SAMU - 192 é direcionado ao acolhimento dos pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por urgências de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica. Essa classificação do que pode ou não ser atendido pelo serviço é definido pela Central de Regulação do Serviço, composta por uma equipe de profissionais médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM) capacitada em regulação dos chamados telefônicos, demandam orientação e atendimento de urgência, priorizando as necessidades de assistência em urgência e ordenando o fluxo efetivo de referência e contrarreferência dentro de uma Rede de Atenção.

 "Um médico regulador acolhe e identifica os chamados, julga as solicitações, classifica o nível de urgência de cada uma e define o recurso adequado ao atendimento. Isso pode envolver desde um conselho médico, até o envio de uma Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) ao local, ou outros meios de apoio", explicou a coordenadora de atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso Mirela Santana.

Após a avaliação, caso necessário, o paciente será transportado de forma segura para o serviço de saúde que possa atendê-lo, respondendo de forma resolutiva às suas necessidades e garantindo a continuidade da atenção prestada inicialmente pelo SAMU.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Aureliano, um dos desafios da gestão do SAMU 192, é conscientizar a população para o real papel do serviço.

"Muitas pessoas ainda não compreendem que o SAMU é um serviço de urgência, criado para atender o paciente quando este precisa de um atendimento precoce e não pode ser levado a uma unidade de saúde. Por isso, contamos com o trabalho da equipe de regulação que avalia os chamados e define o modo de atendimento de acordo com a gravidade e a urgência", afirmou o secretário.

No sentido de orientar a comunidade e qualificar o atendimento do SAMU, a SMS vem realizando uma série de ações de esclarecimento sobre o serviço de urgência e a capacitação da sua equipe. Entre as atividades desenvolvidas em 2011, está a campanha de conscientização da população quanto ao alarmante número de trotes no funcionamento do SAMU.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Paulo Afonso, tem quatro ambulâncias e uma motolância.

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados