Geral

Paulo Afonso (BA) - 24/07/2011

Paulo Afonso comemora nesta quinta-feira, 53 anos de emancipação

Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA)
Arquivo Memorial CHESF

A cidade de Paulo Afonso (BA) realiza nesta quinta-feira (28), seu 53º aniversário de emancipação político-administrativa. O poder Executivo programou uma série de atividades educativas, culturais, esportivas e solenes para comemorar o dia.

O objetivo é enfatizar a importância da data, resgatando a história local, tendo em vista que, ao longo dos 53 anos de sua existência, o município traz um amplo acervo de registros históricos, riquezas culturais e memórias vivas que guardam histórias de gerações.

O festejo alusivo ao aniversário da cidade vai contar com hasteamento de bandeiras e desfile cívico com a participação de estudantes, de instituições públicas estaduais e filantrópicas, entre outras.

Segundo os organizadores, as ações comemorativas vão se estender até o próximo dia 29.

53 anos de emancipação

Paulo Afonso fica no estado da Bahia. Foi emancipada em 28 de Julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 102.689 (2005). Sua densidade demográfica é de 65,24 h/km².

Localização

Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município d Santa Brígida , a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas  e a sudoeste com o município d Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24' 22"S e long: 38º 12' 53"W

História

A cidade é conhecida por causa das belezas e encantos naturais que são proporcionados aos visitantes, as festas tradicionais como a Copa de Vela e sem contar com o pioneirismo da cidade em relação à geração de energia no nordeste. Tudo começou com Delmiro Gouveia, um cearense que fez fortuna no sertão alagoano, e que apenas com meios próprios construiu a primeira usina do nordeste: a Usina de Angiquinho, com maquinário trazido da Europa.

A usina tinha como propósito abastecer uma futura indústria têxtil que Delmiro planejava trazer para a Cidade de Pedra, e que hoje se chama Delmiro Gouveia em homenagem a ele. Angiquinho é hoje uma usina que encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local.

A usina é um exemplo de força e determinação do sertanejo que, apesar das dificuldades tecnológicas da época, mesmo assim construiram um casa de máquinas em pleno paredão rochoso do cânion do Rio São Francisco.

Acesso

BR-110 para a capital, Salvador, rodovias locais para Alagoas, Sergipe, Pernambuco e municípios vizinhos.

Confira a programação de aniversário:

Dia 25 (segunda-feira):
8h - - Hasteamento das bandeiras (Paço Municipal)


Dia 28 (quinta-feira)

 Desfile Cívico  (Avenida Apolônio Sales)

Aula-espetáculo com o escritor Ariano Suassuna, na Vila da Cultura

Show de Luciano Magno convidando Maestro Spok Frevo Orquestra e André Rio.

Dia 29 (sexta-feira)

 Show do cantor  e compositor Zeca Baleiro e os artistas da terra com os shows de Fredson  Acústico e Gean Ramos  


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados