Geral

Paulo Afonso (BA) - 09/06/2011

Idosos discutem seus direitos na 3ª Conferência do Território de Itaparica em Paulo Afonso

Bob Charles com informação da ASCOM/PMPA
ASCOM/PMPA

Diante de uma população de idosos que aumenta a cada levantamento realizado pelo IBGE, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promoveu nos dias 7 e 8 de junho,  a III  Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa do Território de Itaparica, reunindo aproximadamente 600  pessoas no Memorial Chesf, em Paulo Afonso.

 A Conferência teve como tema: "O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil". Com o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre o tema, o palestrante Geraldo Gonçalves, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, falou sobre o tema, porém abordando os assuntos relativos a programas, projetos, ações e serviços, participação, controle social, gestão e financiamento.

A abertura da conferência contou com a presença do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; do presidente da CMI, Jorge Roberto da Silva; da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Marileide Luna Brasil; da coordenadora da Proteção Social Especial Janisabel Araújo; do presidente da Fasete, Gilberto Gomes Oliveira, além de idosos, familiares, docentes das redes municipal e estadual e demais profissionais. O prefeito Anilton Bastos devido a um compromisso inadiável em Salvador onde se reuniu com a superintendência da Infraero para viabilizar voo da Azul para Paulo Afonso, só pôde participar da Conferência na quarta-feira (8).

A Rede de Proteção e atendimento aos idosos de Paulo Afonso foi bastante elogiada, pelo público, em decorrência das ações e serviços do Governo Municipal, voltadas para a pessoa idosa. Segundo a secretária Ana Clara, ter a oportunidade de ver o plenário lotado a deixou muito feliz. "Isto reflete o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do CMI.

 Mais uma vez, Paulo Afonso está na frente porque não são todos os municípios que possuem um Conselho Municipal do Idoso atuante e não são todas as cidades que têm conferência do idoso. Ela disse que iniciativas como esta são muito importantes porque a população idosa precisa de amparo. "Fico feliz por saber que a Prefeitura tem um trabalho para amparar estes idosos", pontuou. Agradecendo a todos que participaram do evento, Clara elogiou o conteúdo das propostas. "Eu li todas as propostas e o mais importante foi constatar que todas elas estão em sintonia com o Estatuto do Idoso".

 O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Jorge Roberto da Silva, elogiou a maneira democrática da plenária ao decidir que na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, o Território Itaparica estará sendo representado pelos municípios de Paulo Afonso, Rodelas e Abaré.

 

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados