Geral

Paulo Afonso (BA) - 05/05/2011

PAPO LEGAL - Por Fábio Almeida

Bob Charles
Divulgação

SURGIMENTO DO DIA DO TRABALHADOR

A história do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886, na cidade de Chicago (EUA). Nesta data, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, dentre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias e fizeram uma grande greve geral. No dia 4 de maio, a manifestação culminou em um conflito de rua, entre manifestantes e policiais, com a morte de sete policiais e doze protestantes. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa, em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

DIA DO TRABALHO NO BRASIL

Aqui no Brasil a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. A data é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, estabelecendo que ele deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Já em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

 EMPREGO E RENDA DEPENDEM DO MUNICÍPIO

O trabalhador brasileiro parece satisfeito, eis que no seu dia, não se vê, há algum tempo, manifestações e reivindicações. Esse clima de comemoração se dá devido a algumas conquistas: o salário mínimo nos últimos oito anos teve um aumento significativo ano a ano; a taxa de desemprego tem caído de forma relevante; as condições de trabalho melhoraram; e quando o trabalhador sofre abuso ou violação em seus direitos, a Justiça do Trabalho, uma das mais céleres e eficientes, tem resolvido os conflitos, garantindo os direitos dos trabalhadores. Em Paulo Afonso, como em qualquer município do interior, a Prefeitura é a maior empregadora local. Mas no nosso caso particular, o emprego e a renda dependem também do comércio e do turismo. Em um passado recente, Paulo Afonso passou um período de nebuloso de desestímulo ao comércio e ao turismo. Empresas de fora eram contratadas em detrimento das locais, que levavam as receitas do município, e as poucas empresas daqui que eram contratadas, ficavam sem receber; já o turismo, sem incentivo, entrou em colapso. Hoje o município recupera o comércio priorizando contratações menores, que acabam viabilizando empresas e mão de obra locais e vem recuperando aos poucos o turismo. Isso certamente diminui a taxa de desemprego.

PAULO AFONSO INCENTIVA NOVAS EMPRESAS

Recentemente algumas empresas se instalaram no Pólo Industrial de Paulo Afonso. São fábricas de argamassa, de tinta, de confecções, de pré-moldados, de móveis, de materiais de limpeza, além das prestadoras de serviços. Outro evento que empolga muito é a iminente instalação das Lojas Americanas na Avenida Apolônio Sales. A empresa esteve aqui e em conversa com representantes do município fizeram um estudo de viabilidade econômica e enxergaram em Paulo Afonso, uma cidade com potencial para atender a oferta dos produtos da rede de supermercados e conveniência, com padrão internacional. Segundo informações, a empresa já adquiriu o imóvel e já está com estrutura pronta, fabricada em pré-moldados, para a implantação da loja, já no início do segundo semestre. A vinda das Lojas Americanas certamente vai trazer benefícios para o aumento do emprego e renda do município, sendo também mais uma opção de concorrência para os mercados locais, o que deve diminuir os preços dos produtos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico já tem um projeto para estruturar o Pólo Industrial para incentivar mais empresas a se instalarem naquele local. Essas medidas devem aumentar o número de empresas instaladas na cidade e o aumento de vagas de emprego.

SAIR, MAS DE CABEÇA ERGUIDA

Como antecipado por esta coluna há dois meses, ocorreu nesta semana a substituição do Comando Geral da Polícia Militar. O governo do estado alegou, em nota oficial, que a mudança faz parte da renovação natural dos cargos e por isso publicou a exoneração do Coronel Mascarenhas. Nesta sexta-feira ocorrerá na Vila Militar do Bonfim, a passagem de comando, na qual tomará posse como novo Comandante Geral da PM, o Coronel Alfredo Castro. Ele trabalhava na área de inteligência e já comandou o Batalhão de Choque.  Assumem ainda o coronel Carlos Eleutério, no subcomando da PM e o coronel Rivaldo Ribeiro, como chefe da Casa Militar do Governador. Há quem diga que a mudança foi uma exigência de Maurício Barbosa, que substituiu o ex-secretário de Segurança Pública Cesár Nunes, e só não ocorreu antes, para não comprometer a Operação Carnaval e a Micareta de Feira de Santana. Com a mudança, o coronel Mascarenhas cumpriu sua missão e sai do cargo com a cabeça erguida, com o sentimento de dever cumprido. Diferente do seu antecessor, o Coronel Santana, afastado da corporação após a suspeita de envolvimento com um esquema de fraude em licitações, que culminou com a sua prisão em flagrante, meses depois, por receber propina de empresários ligados à quadrilha.

 OBAMA X OSAMA ou OSAMA = OBAMA

Quando recebi a notícia da morte de Osama Bin Laden não me despertou nenhum sentimento. Mas fiquei curioso para saber como os americanos chegaram ao fim de uma caçada que durou quase dez anos. À medida que os dias passaram, detalhes da operação foram sendo revelados e quanto mais se noticiava, mais dúvidas eram levantadas sobre a estória divulgada pelo governo norte-americano. Agora Barack Obama afirma que não revelará as fotos do terrorista morto. Mais uma lacuna na versão oficial. Outro fato que me chama atenção, é a falta de preocupação de Obama em dizer, durante a campanha eleitoral, que iria matar Osama e depois de concretizar o feito, comemorar a morte do terrorista. Este sentimento contagiou negativamente o povo norte-americano. Não defendo a impunidade para Osama, ao contrário, os atos comandados intelectualmente por ele, são desumanos e deprimentes. Entretanto, ele deveria ter um julgamento justo, ou pelo menos, um "julgamento", como teve Saddam Russein. Essa história de prender, condenar e executar a pena de morte, soa contraditório com o que prega os EUA, quando defende os direitos humanos. O povo norte americano ao comemorar a vitória de Obama sobre Osama se torna tão cruel e insensato quanto o terrorista.

O BAHIA GANHOU, MAS NÃO SEGUIU

Chegou a reta final de mais um campeonato baiano. O Bahia infelizmente não se classificou para a última fase, apesar de ter vencido a partida por 3 x 2 para o Vitória, que venceu a primeira partida da semi-final, e como jogava por dois resultados iguais, se classificou para a final. No outro jogo da semi-final, o Bahia de Feira empatou em 1 x 1 com o Serrano e vai disputar a final com o rubro negro. A Federação Baiana de Futebol está de parabéns por esse novo formato do campeonato. O modelo criou uma competitividade entre os times, principalmente porque os times com pior desempenho disputaram o "grupo da morte" para não ser rebaixado. O que importa é isso, o campeonato disputado com a presença dos torcedores de forma pacífica e saudável. Nossos torcedores estão também de parabéns, pois não praticam a violência entre as torcidas, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O importante não é ganhar, mas aprender e melhorar com as derrotas. Vai chorar é?!! Vai chorar é?!! Sou Bahia de Feira desde pequeno...


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados