Geral

Paulo Afonso = Bahia - 24/07/2023

Detran-BA celebra dia dos motoristas com avanços em políticas públicas para um trânsito mais seguro

Detran-Ba.
Divulgação
Órgão tem investido em modernidade do sistema e capacitação de condutores
Órgão tem investido em modernidade do sistema e capacitação de condutores

No dia 25 de julho é celebrado o Dia do Motorista. Na Bahia, mais de 2,6 milhões de pessoas estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. E para que esse amplo universo circule dentro da lei, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) tem disponibilizado avanços referentes à oferta de serviços, no preparo desses condutores e na reciclagem dos que atuam profissionalmente no trânsito. 

Nos últimos anos, o departamento tem investido em modernização dos serviços para quem busca a primeira habilitação e o processo de renovação da CNH. Os serviços são feitos totalmente de forma digital, através do portal de serviços do Detran e SAC Digital. O processo para a realização da prova teórica é informatizado, utilizando recursos tecnológicos que envolvem o reconhecimento facial e o resultado instantâneo e digital. 

Além disso, o órgão ampliou o quantitativo de avaliadores dos exames práticos. O agendamento das provas também é realizado através da internet, pelo portal do departamento. Para trazer mais segurança ao processo e comodidade aos futuros motoristas, o sistema segue as mesmas características das provas teóricas – com reconhecimento facial e resultados no formato digital. Na infraestrutura, uma nova pista de avaliação, dotada de mais espaço e conforto para o cidadão, está em processo final de construção, em Salvador. 
Segundo o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, o Governo do Estado tem investido em modernização e capacitação para um trânsito mais seguro. “Primeiro queria parabenizar a todos os motoristas por essa data representativa. Depois, dizer que nosso esforço está direcionado para fazer do trânsito um ambiente cada vez mais seguro e com menos vítimas e sinistros. Investir em educação é a política pública mais eficiente para melhorar esses números. Aliado ao avanço tecnológico, nós temos buscado todas as ferramentas para inserir a sociedade nesse objetivo global que é a segurança no trânsito”, enfatizou. 

Educação e capacitação

Seja em parceria com as autoescolas, outros órgãos e instituições, através de cursos, seminários e workshops, o Detran-BA tem realizado uma série de atividades envolvendo instrutores dos CFC’s (Centros de Formação de Condutores), motoristas profissionais de transportes coletivos, moto taxistas, ciclistas, entre outros agentes envolvidos no trânsito para orientar e formar multiplicadores das boas práticas.

Campanhas educativas acontecem em todas as regiões do estado, em busca de resultados cada vez melhores. Exemplo dessas ações é o Maio Amarelo. Mês voltado para a execução de diversas atividades e propostas que são implementadas durante o ano. A Semana Nacional de Trânsito, realizada no mês de setembro, também propõe metas e incentiva um trânsito cada vez mais responsável e seguro.

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados