Política

Paulo Afonso - Bahia - 28/02/2018

Programa Busca Ativa Escolar é lançado para identificar e incluir todas as crianças na escola

Por Ivone Lima com produção de Antônio Carlos Zuca.
Foto: reprodução
Atualmente, 2,8 milhões de meninos e meninas estão fora da escola no país.
Atualmente, 2,8 milhões de meninos e meninas estão fora da escola no país.

Apesar dos esforços de universalização da educação básica feitos nas últimas décadas, incluindo, por exemplo, a distribuição direta de renda, como o programa do governo federal Bolsa Família [em cujas crianças precisam estar matriculadas e frequentarem à escola para que a família receba o benefício] o País registra um número alarmante de jovens que estão excluídos do ensino. Segundo os institutos que trabalham o assunto, em pesquisa recente chegam a dois milhões e meio.

Só no município de Paulo Afonso, de acordo com o secretário de educação, Severino Alves ‘Prof. Silva’, são mil alunos. Por isso, afirmou ele em entrevista concedida à RBN, que Paulo Afonso aderiu ao programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância -UNICEF-  ‘Busca Ativa Escolar’ para tentar minimizar o problema.

Parceiros

O programa representa um esforço da Unicef à frente e ombreada com instituições como a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), e a Confederação de agencias de Assistência Social do País e o Instituto Tim.

Segundo o secretário, antes mesmo de o prefeito Luiz de Deus reassumir o cargo, em janeiro, o município já estava com tudo encaminhado para adesão e Luiz corroborou. “Fizemos várias reuniões e estamos definindo o modus operandi do programa aqui em Paulo Afonso.”

Ainda de acordo dom Silva, o programa envolverá as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde formando assim toda área de assistência Social. “Juntos nós iremos buscar essas crianças e daí o nome ‘busca ativa escolar’, vamos pegá-los e encaminhá-los para a escola.”

As dificuldades

“Nós sabemos que vamos enfrentar problemas porque alguns pais não se importam em mandar os filhos para a escola, e nem teríamos como absorver esse quantitativo agora, mas vamos lutar dentro de um programa de ampliação da rede de ensino.”

Contratação

“Em relação ao pessoal que vamos precisar eu estou preparando um documento hoje para processo de seleção simplificado de profissionais da educação e de cuidadores; ano passado chamamos todos os cuidadores selecionados e vamos precisar chamar mais até termos um processo definitivo de contratação por concurso.”

“A exclusão escolar é vexatória”

Silva foi taxativo e se disse extremamente preocupado com o tanto de jovens fora da escola País afora. “Isto é um câncer, não há outra palavra, nós precisamos enfrentar que a educação é o caminho para responder a tantas desigualdades.”


Últimas

1 até 20 de 9890   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados