Política

Paulo Afonso - Bahia - 25/01/2018

‘Condenação pode reforçar capital político de Lula’, diz especialista

By Redação com Tribuna da Bahia
Foto; Reprodução
Segundo o cientista político,
Segundo o cientista político, "é muito provável que no lugar de sair derrotado, Lula saia fortale

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não muda o cenário do PT na Bahia. No bloco da oposição liderado pelo prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), a condenação de Lula teve um impacto positivo. Por outro lado, um palanque de Rui Costa com Lula é visto com preocupação pelos oposicionistas, porque Lula tem popularidade no Estado e o grupo, formado por ACM, simboliza o palanque do presidente Michel Temer, de quem será difícil descolar. O PT está “desesperado” para ter Lula no palanque de Rui, porque a popularidade do ex-presidente no Estado o  ajudaria na disputa.

 Noutro cenário, o cientista político e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Mauricio Ferreira Silva, disse, ontem, que a tendência é que o capital político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja “reforçado” com a condenação mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). “Na minha avaliação, o que o julgamento está fazendo, com essa espetacularização midiática, é reforçando o capital político de Lula, que pode ser dele ou ser transferido para outra candidatura. É muito provável que no lugar de sair derrotado, Lula saia fortalecido. Não só Lula, mas as forças que giram em torno dele, que é o campo da esquerda”, avaliou o especialista.

No entendimento do cientista político, o cenário, para o governador Rui Costa (PT), também fica “favorável” na eleição deste ano. Segundo ele, os petistas e os aliados vão reforçar o discurso de que há uma “perseguição” contra o ex-presidente e que há uma tentativa de “acabar com as políticas sociais que foram feitas”. “Lula será um forte cabo eleitoral na Bahia”, frisou. “Se a eleição fosse hoje, a minha aposta é que Lula ganharia no primeiro turno com folga, pela própria dispersão das outras candidaturas e do fortalecimento que ele está tendo”, pontuou em entrevista à Tribuna da Bahia.

 

 

 

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados