Política

Paulo Afonso - Bahia - 02/10/2016

Veja o passo a passo de como votar na urna eletrônica

Thiago Freire (thiago.freire@redebahia.com.br)
Divulgação

Para votar hoje, é simples. Assim que chegar à urna, digite o número do seu vereador, composto por cinco dígitos. Vai aparecer o nome dele, a foto e o partido. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde (Confirma). Caso tenha digitado errado, aperte a tecla laranja (Corrige). Depois é só fazer o mesmo processo para prefeito, cujo número tem dois dígitos.

A urna tem ainda uma tecla para votar em branco. Para anular o voto, é preciso digitar um número inexistente, como “00”, e apertar Confirma. Se quiser votar no partido, em vez de um vereador - o chamado voto de legenda -, basta inserir os dois primeiros dígitos, no lugar dos cinco usuais. É permitido levar uma cola, com os números dos candidatos.

Pode ser um santinho – este, no entanto, não deve ser distribuído no dia da eleição. O que não pode é levar o celular para a urna. Quem não puder votar terá de justificar, preenchendo a ficha em qualquer seção eleitoral.

Procedimento exige documento com foto

Ao sair de casa hoje para votar, não esqueça um documento com foto. Vale RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte e até carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Depois de apresentar o documento, basta assinar – ou colocar o dedo no leitor, caso sua biometria esteja cadastrada – e ir até a urna registrar o voto.

O título de eleitor é importante para saber o local de votação. No documento, estão registradas a zona e a seção, mas ele não precisa ser apresentado na hora de votar. Para saber onde você vota, o mais fácil é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É possível pesquisar por nome ou pelo título de eleitor. Em ambas as opções, é necessário digitar a data de nascimento e o nome da mãe. Outra forma de pesquisar é através do aplicativo Eleições 2016, para Android e iPhone.


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados