Política

Paulo Afonso - Bahia - 15/04/2016

Mutirão da catarata atrai centenas de pessoas em busca de atendimento

Ascom - PMPA - Por Dorisvan Lira com Luiz Brito
Reprodução

Centenas de pessoas comparecem nesta manhã ao primeiro dia de atendimento do programa Saúde Sem Fronteiras que oferece atendimento oftalmológico gratuitamente à população. O mutirão teve início nesta sexta-feira o (15/04) e vai até a próxima quinta-feira (21). A triagem está acontecendo no Espaço Cultural Lindinalva Cabral. Pela manhã o clima foi marcado pela tranquilidade e atendimento rápido. Atendentes do programa e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde a todo momento orientavam e apoiavam com especial atenção os idosos que compareceram.

SAIBA MAIS SOBRE O MUTIRÃO

A ação que recebe pacientes de Paulo Afonso e da microrregião acontece por etapas: primeiro o cidadão é cadastrado, depois ele passa por um pré-exame onde é aplicado um colírio, e por fim, um médico oftalmologista avalia as necessidades do paciente como uso de óculos ou cirurgia de catarata.

Meira é morador do Bairro Sal Torrado e foi um dos consultados nessa manhã. Ele já fez cirurgia de catarata e ouviu do médico que está tudo bem com a prótese implantada há dois anos.  O aposentado de 66 anos falou do atendimento. "Um atendimento muito bom, você chega às 6h da manhã, o pessoal já está lhe esperando com os braços abertos, com um sorriso e orientando corretamente, com paciência. Então, é um sucesso. E a equipe que está trabalhando é muito boa. Trabalham com amor, com sorriso e isso é muito bom. "

Cerca de 90 profissionais estão envolvidos, entre médicos, equipe de enfermagem e apoio. A estrutura conta com duas carretas, uma com cinco consultórios e outra com três centros cirúrgicos. Tudo para que essa estratégia itinerante de saúde dos olhos possa atender de maneira rápida, segura e com qualidade.

O prefeito Anilton Bastos visitou o local e conversou com pacientes e profissionais. Para ele, esse é um momento muito especial porque atende, segundo suas palavras, "pessoas que nem conseguem mais ver seus familiares e alguns com problemas de nascença e que com uma simples cirurgia pode trazer a visão para eles".

Observando o trabalho da equipe e vendo de perto a carência do atendimento no município, o Prefeito Anilton falou da satisfação em ver o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Saúde: "Um dos nossos principais sentidos é a visão. Sem ela, perdemos grande parte das oportunidades de enxergar melhor a vida", ressaltou o prefeito Anilton Bastos Pereira, dirigindo-se a todos os presentes.  "Atos como este emocionam a gente e nos alegram ao ver que podemos fazer alguma coisa para o bem das pessoas", disse o prefeito. "Vale a pena administrar uma Cidade, quando nossas ações têm resultados imediatos para a melhoria da qualidade de vida da nossa população", comentou ABP.

"Vários eventos como esse foram feitos ao longo do nosso governo; e nós estamos trazendo de volta o Saúde Sem Fronteiras para oferecer atendimento oftalmológico. Estou muito feliz em trazer junto com o Governo do Estado para Paulo Afonso e Região uma ação que já realizou, somando outras ações, mais de 4 mil cirurgias. Trazer a visão de quem você mais ama é um ganho muito importante para nós. " Concluiu Anilton.

Programa Saúde Sem Fronteiras de atendimento oftalmológico acontece no Espaço Cultural Lindinalva Cabral de 15 a 21 de abril. Para realizar sua consulta ou exame é preciso apresentar: Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

 


Últimas

1 até 20 de 9889   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados