Geral

Paulo Afonso - Bahia - - 24/09/2012

QUALIDADE AMBIENTAL - Por Silvano Wanderley

Silvano Wanderley é Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental
Foto Divulgação

A temática ambiental assume, a cada dia, maior importância no conjunto dos interesses e preocupações que norteiam nossas vidas. Seja como consumidores responsáveis, membros de uma comunidade, empregados, dirigentes ou investidores, estamos sempre envolvidos com o assunto que ocupa nossa atenção diária.

Com sua grande amplitude e complexidade, o tema Meio Ambiente constitui um dos fatores decisivos para o sucesso ou o fracasso das organizações no mundo em que vivemos. Juntamente com a Qualidade, a Saúde, a Segurança e a Ética nos Negócios, Meio Ambiente completa os pilares de sustentação das organizações modernas. Aquelas que pretendem sobreviver ao complexo processo de redirecionamento por que passam a economia e os negócios em nossos dias não podem omitir sua adesão aos princípios ambientais que se configuram no conceito de Desenvolvimento Sustentável.

As preocupações com o meio ambiente, que há poucas décadas empolgavam apenas os ambientalistas e os acadêmicos, já atingem hoje todas as profissões e a comunidade empresarial. Nunca a expressão "Pensar Globalmente, Agir Localmente" fez tanto sentido como na proteção do meio ambiente. Controle do Aquecimento Global, Proteção da Camada de Ozônio, Conservação da Energia, Gestão das Águas, Preservação da Biodiversidade, Proteção das Florestas, antes temas de estudos acadêmicos e das agendas de ONGs, passam a ser preocupações do cidadão comum, do estudante, da dona-de-casa. A urgência no encaminhamento de soluções para esses e muitos outros problemas que afetam o meio ambiente fez com que o tema ganhasse espaço em nossas  preocupações cotidianas

Se, de um lado, o "Pensar Globalmente" está inserido nas agendas das reuniões internacionais, o "Agir Localmente" requer, por sua vez, a participação de todos nós. E para que nossa participação possa ser efetiva, é importante entender os fatos que nos são apresentados e decidir sobre como podemos colaborar no encaminhamento de soluções duradouras.

 


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados