Geral

Paulo Afonso ' Bahia - 09/04/2024

Prof. Sydney Leão será palestrante do 34º Congresso Brasileiro de Patologia

DP
Divulgação

Na última semana, foi extensamente divulgado no âmbito das redes sociais e no site oficial do evento, que o docente assistente e ex-coordenador CMED-PAV UNIVASF, Prof. Sydney Leão, será um dos palestrantes no 34º Congresso Brasileiro de Patologia, que acontecerá entre os dias 29 de maio a 1º de junho de 2024, na cidade de Belém do Pará.

Para grande orgulho da população pauloafonsina e de toda a região da quádrupla fronteira dos Cânions do São Francisco (BA-SE-AL-PE), pela primeira vez na história da nossa região, um patologista radicado na capital da energia e atuante na região (com enfoque nas subespecialidades de dermatopatologia, citopatologia tireoidiana e patologia cardiovascular voltada às valvopatias) irá palestrar no Congresso Brasileiro de Patologia, fazendo parte do seletíssimo grupo de 88 patologistas nacionais e 34 internacionais (dentre eles, os mundialmente renomados Prof. Jonathan Epstein, vinculado a uropatologia e um dos autores da classificação dos Grupos ISUP no Câncer de Próstata e o Prof. Fernando Schmitt, brasileiro naturalizado português, com grande destaque mundial na patologia mamária e na citopatologia) que tratarão sobre as temáticas associadas à anatomia-patológica nesse, que será, possivelmente, o maior congresso de Patologia promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia nos seus 70 anos de história.    

Sobre a escolha, o Prof. Sydney Leão relatou ́ ́ a sua enorme alegria em ter sido escolhido como um dos palestrantes em relação ao 34º Congresso Brasileiro de Patologia (que é o maior congresso da especialidade do hemisfério sul e 3º maior congresso de patologia no mundo, somente perdendo para o Annual Meeting da USCAP e para o Congresso Europeu de Patologia), referente às temáticas voltadas ao Ensino em Patologia``. Ele agradeceu o companheirismo e apoio por parte dos demais membros, em especial, dos demais coordenadores e colaboradores vinculados ao Fórum de Ensino de Patologia (FEP-SBP), o qual é brilhantemente capitaneado pelo renomado Prof. Geraldo Brasileiro Filho (Professor titular da UFMG e editor-chefe do tratado de Patologia Bogliolo), a saber: Prof. Denis Sugita (Grupo 1); Prof. Luiz Ferreira e Profa. Monique Freire (Grupo 2); Profa. Deborah Zveibil (Grupo 3) e Profas. Juliana Melo, Geanette Pozzan e Fabiana Bueno  (Grupo 4); ao mesmo tempo que o Prof. Sydney Leão relembrou toda a sua trajetória no âmbito da patologia, iniciada ainda nos bancos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (entre 2007-2012), sob a excelente orientação dos Profs. Ricardo Fakhouri, Hugo & Erika Brito; passando, durante a sua residência médica (entre 2014-2017) pela tradicionalíssima Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP)- onde teve intensa atuação, durante os três anos de residência, no âmbito do Depto. de Patologia, dentre tantos outros brilhantes docentes e preceptores, com o saudoso e inigualável Prof. Marcello Franco (na visão do Prof. Sydney, o maior patologista da história do Brasil, ex-Presidente da APESP e SBP, ex-Vice Presidente para a América do Sul da IAP, Membro da Academia de Medicina de São Paulo, Professor Emérito da FMB-UNESP, Professor Titular da EPM-UNIFESP e um dos autores do tratado Patologia: Processos Gerais); efetuando ainda, em maio de 2016, observership (estágio observacional) na Divisão de Citopatologia do Brigham and Women´s Hospital (An Harvard Affiliate Hospital), em Boston, MA, EUA, sob a mentoria do mundialmente renomado Prof. Edmund Cibas, ex-editor-chefe da Classificação de Bethesda de citopatologia tireoidiana. Prof. Sydney ainda foi Presidente da Associação do Patologistas do Estado de São Paulo (entre setembro de 2019 a fevereiro de 2023), com uma gestão moderna e inovadora em diversos sentidos; e atualmente, desde o mês de abril do ano passado, é Coordenador do grupo 3 do FEP, conforme acima mencionado; e também, desde outubro de 2023, é membro Suplente do Conselho Fiscal da tradicionalíssima e octogenária Sociedade Médica de Sergipe (Somese/AMB).

O Prof. Sydney Leão finalizou as suas declarações relatando que ´tentará levar o conhecimento e as experiências sobre o processo avaliativo (questões aprendidas em grande parte com os discentes do curso de medicina da Univasf Paulo Afonso/BA e da Unit em Aracaju-SE ) aos patologistas-docentes vinculados aos mais de 350 cursos de medicina em nosso país``- mostrando, ainda, ao final de sua apresentação principal, algumas fotos de belezas naturais e artificiais de nossa cidade, como a Ponte Metálica Dom Pedro II e os belíssimos Cânions do São Francisco.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados