Geral

Paulo Afonso (BA) - 03/06/2011

PAPO LEGAL - Governo municipal traz melhorias para professores - Por Fábio Almeida

* Fábio Almeida é Advogado e Professor

Há muito que os professores da rede municipal de ensino aguardavam um plano de cargos, carreira, remuneração e uma atualização do ultrapassado estatuto do magistério. Porém, enfim, o Prefeito Anilton Bastos teve a coragem e a brilhante iniciativa de apresentar um projeto de lei que trata destes assuntos. O projeto foi maturado e preparado com todas as cautelas para preservar os interesses da categoria. O município contratou a consultoria do professor Milton Canuto, educador de projeção nacional na área de ensino, que já ocupou cargos importantes no Ministério da Educação, e o colocou à disposição da Secretária Municipal de Educação Selma Carvalho e dos professores, para elaborar um plano que atendesse os interesses da classe. Houve a participação ativa do Sindicato (APLB) e várias planárias também com os professores visando discutir o projeto. O que se viu ao longo de aproximadamente oito (08) meses, foi um show de democracia e desprendimento com a disputa partidária. Parabéns professores, pela conquista, e ao governo, pelo exemplo.

OPOSIÇÃO DESINFORMADA FAZ "CHARMINHO", MAS APROVA NOVO PLANO

No dia em que foi apresentado o projeto de lei à Câmara de Vereadores para debates, deliberações e votação, estive presente em uma vista técnica ao legislativo com os acadêmicos da FASETE, e presenciei algo inusitado. Devido aos debates exaustivos em torno da construção do plano de cargos e remuneração, os Vereadores da bancada de apoio ao governo, solicitaram a dispensa das formalidades regimentais para votar o projeto naquela sessão e garantir aos professores a aprovação imediata do plano. Entretanto, os Vereadores de oposição ao governo, não concordaram em suprimir a apreciação das comissões - de justiça e temáticas, eis que  sequer tinham lido o projeto de lei apresentado, e por isso prevaleceu à vontade da maioria, de aguardar os pareceres, para posterior votação. Uma semana depois os Vereadores colocaram o plano em votação, com singelas modificações e o aprovaram. Ao contrário da percepção de meus alunos, que questionaram a posição dos Vereadores de Oposição, coloquei-me a favor da votação posterior, devido ao desconhecimento do texto legal, mas, concomitantemente, questionei o porquê da ausência dos Vereadores de oposição na construção do plano, mesmo tendo sido todos eles convidados. A imposição da oposição pareceu um "capricho" e uma tentativa de demonstrar força para contrariar o bom projeto apresentado, só porque a iniciativa foi do governo, contudo que acabou sendo aprovado.

HUMILDADE E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

Outro fato que reputo importante é o empenho e o compromisso da Secretária de Educação Selma Carvalho com os professores. Mesmo sendo bastante pressionada, muitas vezes de forma injusta pelo Sindicato dos Professores, ela vem demonstrando um desempenho espetacular. Selma é professora de carreira, do município e do estado, por isso conhece como ninguém a pasta que ocupa. Ela trouxe várias melhorias, tais como: o pagamento acima do piso nacional para os professores do município, desde 2009, distribuição de kit's aos alunos (fardamento) e as escolas (educação física), reforma e até construção de escolas, aquisição de carteiras escolares e equipamentos didáticos. Quanto ao Sindicato dos Professores, não se viu uma mensagem de parabenização pelas iniciativas do Prefeito e da Secretária, ao contrário, impera o silêncio e a ingratidão em detrimento do reconhecimento do bom trabalho. Que sindicato é esse?! Ao que parece, só surge para atender interesses partidários

 NEM "SÃO JOÃO" AGRADOU TODO MUNDO...

Depois da divulgação das atrações musicais que irão se apresentar na capital da energia, durante os festejos juninos, ouvi a mesma "ladainha" de sempre. Críticas pela escolha das atrações artísticas, devido a não constar da programação bandas de forró com sucesso atual. Lembro-me bem, que há dois anos, quando foram contratados Vitor e Léo, Padre Fábio de Melo, dentre outros, houve um verdadeiro alvoroço. "É o governo do pão e circo..."; "Para que pagar tanto por algumas atrações se podia diversificar mais com bandas modestas?". Enfim, a oposição vai sempre criticar. Se há contratações de artistas do momento, obviamente com preços mais elevados, ouve-se reclamações; se se contrata bandas que não estão em evidência, também se reclama. Assim fica difícil viu!!! Todavia, como forrozeiro nato, considero as atrações de muito boa qualidade e que estão fazendo sucesso. Uma excelente escolha para quem gosta de um bom forró. Além do mais quem faz a festa somos nós.

ATIRAR COM A PÓLVORA ALHEIA É FÁCIL...

 Observando os festejos juninos na 10ª região, verifica-se que as atrações musicais são boas, como é o caso de Jeremoabo e Paulo Afonso. Em contrapartida, ninguém reclama dos festejos de Santo Antônio em Glória. Mas o que pouca gente observou é que enquanto Paulo Afonso faz suas festas com recursos próprios, Glória tem os seus recursos e o apoio financeiro do governo do estado e do governo federal. Mesmo Paulo Afonso tendo uma arrecadação maior, com o incremento da Secretaria de Cultura do estado e do Ministério da Cultura para Glória, é o mesmo que comparar Davi (PA) com "Glorias". Mas ainda sim a festa de Paulo Afonso promete ser melhor.

 BAHIA EMPATA E SAI COM GOSTO DE DERROTA

No último jogo do Bahia pelo Brasileirão 2011, os torcedores virão uma bela apresentação  do esquadrão de aço. O Bahia jogou contra o Flamengo e fez uma belíssima partida, pena que acabou empatado o jogo. O Bahia esteve duas vezes à frente do placar e poderia ter feito 2 x 0, ainda no primeiro tempo, caso um pênalti claro tivesse sido marcado. O Flamengo conseguiu virar o placar para 3 x 2 e só aos 44 minutos do segundo tempo é que a equipe baiana conseguiu empatar. Mesmo com a derrota o time saiu fortalecido pela bela apresentação e jogará neste final de semana contra o Grêmio/RS. O Bahia contratou o meia Ricardinho e o atacante Carlos Alberto, além de outros reforços promissores. O tricolor baiano promete fazer um bom campeonato.

 

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinoão da editoria do site


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados