Geral

Paulo Afonso (Ba) - 09/03/2011

PAPO LEGAL -“Aqui tinha” Turismo mesmo sem carnaval. Por Fábio Almeida

Fábio Almeida – Advogado

Ao fazer mais uma, das inúmeras, visitas às hidrelétricas PA I, II e III, dentro da Companhia Hidrelétrica do São Francisco-CHESF, desta vez com amigos vindos de Salvador, a frase que mais ouvimos do guia turístico foi, "aqui tinha". O guia, pela pouca idade, somente algumas vezes viu as comportas dos reservatórios abertas, mas se referiu a elas e ao espetáculo que elas proporcionam, com base em informações que obteve em fotos e na sua preparação. Meus amigos não puderam andar de "Bondinho", pois o acesso ao teleférico estava em reforma. O antigo zoológico está abandonado, os aquários sujos e sem vida, os jardins tomados pelas ervas daninhas e a "Ilha do Urubu" depredada. A CHESF precisa continuar preservando e investindo nas obras para facilitar a divulgação e o retorno dos turistas. A prefeitura construiu e mantém a Praça das Mangueiras, alvo de elogios e eventos de peso, mas as obras dentro da CHESF são de sua responsabilidade, principalmente pelo lucro que tem com a exploração na produção de energia.

 TURISMO: É PRECISO INVESTIR E PROFISSIONALIZAR

 Sem dúvidas que as belezas naturais são o ponto alto da visitação dos cartões postais de Paulo Afonso, acompanhadas da culinária diversificada e bem peculiar. A recuperação do turismo em Paulo Afonso é gradativa. Após alguns anos de abandono e descaso, o governo municipal, aos poucos, consegue aumentar o número de turistas que visitam a cidade, com eventos durante todo o ano (Moto Energia, São João, Copa Vela, Celebrai, etc.). Porém, se não houver investimentos na recuperação de pontos turísticos, capacitação de profissionais e preparação do comércio para receber os turistas, Paulo Afonso corre o risco de diminuir uma de suas maiores fontes de renda, o turismo. Conheci recentemente Gramado-RS e percebi o quanto eles exploram, de forma profissional, o turismo, correspondente a 80% da renda do município. A população e a cidade foram preparadas para receber o turista, e colhem os resultados com a visitação de aproximadamente um milhão de turistas só no Natal Luz e mais de quatro milhões durante o ano, com o Festival de Cinema e o turismo de eventos (feira de negócios, congressos, etc.).

 A BAHIA SEM CARNAVAL

 Sem opção de evento oficial no carnaval, os foliões de Paulo Afonso que não vão para o Clube Paulo Afonso-CPA, única opção modesta de carnaval na cidade, terão que ir para outras cidades e até outros estados para curtir a festa profana. Para as pessoas que não podem ir para as cidades tradicionais como Salvador, Recife e Olinda, este ano o carnaval no interior de Alagoas continua atrativo. Na cidade de Piranhas o tema do carnaval é "Sol, Folia, um Banho de Carnaval". A festa começou no sábado e a programação conta com bandas baianas no palco principal, além da alegria dos Blocos Pirou Geral e Cheiro de Saudade. Já a cidade de Delmiro Gouveia, com o púbico bem jovem, continua investindo em bandas de axé e pagode, trazendo as atrações, inclusive de Salvador. Os delmirenses contam com o bloco carnavalesco Bizzú, com quatro mil abadas vendidos para foliões da cidade e turistas. Têm ainda os blocos tradicionais como o Pompeu e Bafo da Cana, as escolas de samba Neném Brasileiro e o Bacalhau do saudoso Zé do Carmo, além dos bailes nos clubes Vicente e Palmeirão.

 CONQUISTAS DA MULHER

 No dia 08 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Mas para ser reconhecida internacionalmente, em alguns países, a mulher superou uma história de subordinação e opressão. Em 1827 surge no Brasil a legislação que admitia meninas apenas para as escolas elementares, não podendo freqüentar instituições de ensino mais adiantado. Em 1879 a mulher conquistou o direito de estudar nas instituições de ensino superior, mas as jovens que seguiam esse caminho eram sujeitas a pressões e à desaprovação social. A mulher enquanto solteira era posse de seu pai, ao casar-se, este múnus passava a ser exercido por seu marido. No Código Civil de 1.916, a mulher estava elencada no rol dos relativamente incapazes, precisava da ratificação do marido para que seus atos tivessem validade na órbita civil. Era mãe, mas o pátrio poder lhe era conferido de forma subsidiária. Em 1928, as mulheres conquistam o direito de disputar oficialmente as provas olímpicas.  Durante o governo de Getúlio Vargas, em 1932, houve a promulgação Código Eleitoral, garantindo o direito de voto às mulheres. Em 2006 foi promulgada a lei nº11.340, batizada como "Lei Maria da Penha", lei importante na garantia de efetivação dos direitos humanos, resultado dos esforços do movimento feminista e dos movimentos sociais. Parabéns às nossas mães, esposas (namoradas) e filhas por estas importantes conquistas.

 O QUE HÁ POR TRÁS DA NOTÍCIA

 Na semana que antecedeu o carnaval, a festa foi da oposição ao governo Anilton. Determinado site de notícias publicou matéria que denunciava o descaso da Secretaria Municipal de Educação com alunos que eram obrigados a assistir às aulas de pé, após disputa por carteiras quebradas, em número insuficiente, para a quantidade de estudantes. Na divulgação da notícia, houve a omissão de melhorias implantadas e segundo a Diretora da Escola Vinícius de Moraes, na visita, o radialista teria utilizado de má-fé, eis que elogiou a escola e alegou outros motivos para a visita. A versão foi contestada pela Secretaria de Educação e por um vereador do próprio grupo (G7) do radialista e vereador. Do que foi divulgado devemos entender o que há por trás da notícia. Restaram claros os interesses políticos partidários, sem o compromisso com a verdade e sem o dever de ouvir a outra parte envolvida. O Vereador ainda disse em seu site que depois da denúncia foram compradas novas carteiras escolares. Mais uma vez não passa de um imbróglio o factóide, visto que para se adquirir material escolar, deve-se fazer uma licitação e o processo de tamanho valor não leva menos de sessenta dias. Pode-se ver incoerências e interesses escusos em outras notícias, tais como: a falta de água no povoado Alagadiço, já desmentida pelo próprios moradores entrevistados; e da prisão do empresário Tarcisio, que está sendo acusado de ter cometido crime de desacato e injúria contra uma funcionária pública. Todos nós devemos ter cuidados com essas notícias falaciosas e com aqueles que se intitulam amigos do povo.

 BAHIA, COPA DO BRASIL E FUTSAL

 O técnico Vagner Benazzi ainda não perdeu depois que assumiu o Bahia. Na décima rodada venceu o Ipitanga por 3 x 0 e agora é o 2º colocado do Grupo 1.  Faltando duas rodadas, o tricolor está na zona de classificação com 16 pontos, e joga com o Feirense no Jóia da Princesa, e em Pituaçu com o Serrano, no último jogo da 1ª fase. Na Copa do Brasil, no dia 30/03/2011, o Bahia joga com o Paysandu, em Belém do Pará.


Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados