Esporte

Pulo Afonso - Bahia - 30/11/2023

Paulo Afonso termina o ano sem eventos esportivos promovidos pela Prefeitura; últimas atividades são realizadas por instituições particulares

(Por Washington Luís)
Divulgação

Não faz muito tempo que a cidade de Paulo Afonso (BA) viveu um período de intensas atividades esportivas. Até 2016, a programação da Prefeitura envolvia centenas de atletas em competições que levavam os torcedores às praças esportivas da cidade para aplaudir o talento dos atletas pauloafonsinos.

Na gestão passada, os campeonatos de futebol Cachoeira de Paulo Afonso, BTN e Área Rural eram tidos como obrigatórios no calendário esportivo do Município. E os meses de intervalo entre as competições eram preenchidos com diversos eventos, como os Jogos Estudantis, torneios de Futsal, Basquete, Vôlei, além de corridas de rua e passeios ciclísticos. Eventos particulares como Liga Gospel de Futsal, Torneio de Futebol Interbabas, ciclismo e canoagem contavam com todo o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e do Departamento de Esportes.

Mas com a mudança de governo, o esporte em Paulo Afonso começou a cair no esquecimento, até que veio a pandemia de Covid 19, apontada até hoje como causadora do completo abandono. O futebol local sofreu a pior derrota da história em 2020, com o fechamento (para reforma) do Estádio Álvaro de Carvalho. A obra com orçamento inicial estimado em R$1,5 milhão foi paralisada poucos meses depois e reiniciada este ano com um novo orçamento de R$2.837.175,45. Mas quem passa por lá só vê poucos trabalhadores rebocando paredes antigas que deveriam ser demolidas para dar lugar a uma nova estrutura de concreto, nos padrões de arenas de futebol.

Por outro lado, o campo sintético do Jardim Aeroporto inaugurado em junho deste ano, foi recebido como uma alternativa para sediar as competições promovidas pelo Município, até que a reforma do Álvaro de Carvalho fosse concluída. Mas o novo campo está sendo utilizado por grupos de amigos, os chamados “babas”, que se revezam durante a semana para bater uma bolinha e se confraternizar.

O cenário atual do esporte em Paulo Afonso só não é pior porque ainda existem desportistas abnegados que, mesmo com poucos recursos, se dedicam à realização de jogos entre os times da cidade, bairros, povoados, e até de municípios vizinhos. Delmiro Gouveia e Piranhas em Alagoas são cidades parceiras do futebol de Paulo Afonso que todos os finais de semana fazem intercâmbio para não deixar morrer a tradição do esporte mais popular do mundo.

Para resumir a situação, os únicos eventos esportivos previstos para o começo de dezembro são o Remo de Ouro, competição de canoagem realizada pela Associação Carranca Boat, e uma corrida de rua promovida por uma loja de materiais esportivos. Mas se servir de consolo, ambos terão apoio da Administração Municipal.


Últimas

1 até 20 de 633   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados