Geral

Paulo Afonso - Bahia - 13/09/2023

Cientistas Políticos egressos de Paulo Afonso representam a Universidade Federal de Pernambuco em congresso promovido pelo Ministério da Defesa

Renato Lira Brito (folha Sertaneja)
Foto: Divulgação Renato Lira Brito
Equipe de Ciência Política da UFPE
Equipe de Ciência Política da UFPE

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) é uma atividade promovida anualmente pela Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).

Entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro de 2023, ocorreu o XVIII Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional (CADN), na cidade de Pirassununga - São Paulo, na Academia da Força Aérea. O Congresso contou com a participação de 39 equipes de Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, dentre as quais 28 eram IES civis.

A Universidade Federal de Pernambuco foi exitosa em participar do evento, sendo representada por equipe do Departamento de Ciência Política, sob responsabilidade e orientação do Doutorando Renato Lira Brito (PPGCP/UFPE).

A equipe foi formada pelos alunos Estevão Luiz de Lacerda Vidal Albuquerque Melo, Júlia Costa Amancio Santos Coriolano, Maria Clara Miranda Bezerra Dias, Taís Barbosa Gusmão, Vinicius Cezar Santos da Cruz, que apresentaram o trabalho: Panorama das Políticas de Defesa e Segurança Cibernéticas no Brasil.

A pesquisa apresenta um mapeamento das políticas públicas desenvolvidas no Setor Cibernético brasileiro, de modo a contribuir - baseados em evidências - com formuladores e implementadores de políticas públicas no Brasil.

Além do responsável, Renato Lira Brito, os alunos Júlia Coriolano e Vinicius da Cruz também são de Paulo Afonso. No evento, eles puderam representar a UFPE e a cidade de Paulo Afonso, dialogando com representantes de instituições de todas as regiões do País.

Abaixo, apresentamos um breve resumo sobre os representantes da nossa cidade:

Renato Lira Brito - 27 anos

Cientista Político, Doutorando, Mestre (2022) e Bacharel (2020) em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Natural do Recife/PE, morou em Paulo Afonso/BA até 2015, quando mudou-se para Recife para ingressar na UFPE. Seus avós, o pernambucano Evandro Lira (in memoriam) e a paraibana Glória Lira, fazem parte da história do crescimento de Paulo Afonso/BA. Seu avô trabalhou na CHESF e na Prefeitura de Paulo Afonso, onde desenvolveu projetos importantes para as comunidades locais, sendo pioneiro na projeção da apicultura como atividade econômica da região. Sua avó, Glória Lira, foi Enfermeira, Professora e Diretora de Cultura em Paulo Afonso, sendo responsável durante décadas pela realização do desfile cívico municipal. É membro fundadora da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA.

No IFBA, Renato teve a sua iniciação científica e desenvolveu pesquisas sob a orientação da Professora Patrícia Cerqueira (in memoriam). Além disso, idealizou e executou projetos de extensão ao lado da então Diretora Administrativa Railda Freitas. Foi líder estudantil, representante discente e fundador do Grêmio Estudantil. Durante esse período (2011-2015), representou o IFBA em viagens como líder estudantil, pesquisador, membro da Comissão Eleitoral do Conselho Superior do IFBA e artista. Dentre os resultados dessas viagens, ganhou o Prêmio IX Connepi Cultural na categoria Jovens Artistas - Performances Literárias.

Atualmente, desenvolve pesquisas sobre políticas públicas de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes com as organizações Freedom Fund, Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e Centro das Mulheres do Cabo. Além disso, colabora com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.

Júlia Amancio - 24 anos

É concluinte em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Natural de Paulo Afonso, morou na cidade até os seus 17 anos. Filha de Luana Amancio, servidora pública, e de Jucenilson Coriolano, treinador físico, Júlia passou toda a sua vida escolar no Colégio Sete de Setembro, onde, em 2016, por intermédio da instituição, foi selecionada para participar do Global Young Leaders Conference, uma simulação da ONU que ocorreu nos Estados Unidos.

Em 2018, iniciou os seus estudos na UFPE e, em 2022, estagiou no Instituto Exatta, Recife, onde ajudou a desenvolver e conduzir pesquisas de opinião direcionadas aos candidatos locais e presidenciais das Eleições naquele ano. Ela descobriu uma afinidade por Defesa e Segurança nacionais ao final de 2022, quando participou de um congresso sobre os temas no Comando Militar do Nordeste. No começo de 2023, ingressou no Grupo de Pesquisa O Brasil e as Américas, onde a sua área de interesse é a segurança cibernética na defesa nacional. Hoje, ela busca realizar um Mestrado em Ciência da Computação, com foco em cibersegurança, para se tornar uma pesquisadora interdisciplinar, que intersecciona a parte prática e político-social da segurança dos sistemas de informação.

Vinicius da Cruz - 21 anos

Cientista Político, Bacharel (2023) em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Natural de Recife, passou sua infância em Paulo Afonso/BA, onde sua mãe trabalhou como Enfermeira por muitos anos. Sua família paterna reside no bairro do Centenário, tendo suas raízes na comunidade local. Ele é neto de Pedro Gomes da Cruz (in memoriam), que foi um dedicado funcionário da CHESF, e de Maria Lima da Cruz, dois ilustres residentes de Paulo Afonso desde os primórdios da cidade. A contribuição singular de seus avós para o desenvolvimento da cidade, especialmente do bairro do Centenário, é um legado que perdura até hoje.

A praça que abriga boa parte da família de Vinicius é conhecida como Praça Pedro Gomes da Cruz, uma justa homenagem que reflete a importância e a influência positiva que seus avós exerceram na comunidade local. Vinicius carrega consigo o orgulho de sua linhagem e a responsabilidade de continuar contribuindo para o progresso da cidade em que ele passou sua infância e que constantemente retorna, seguindo os passos inspiradores de seus avós.

Vinicius frequentou diversos colégios em Paulo Afonso, incluindo Piaget, Montessori, Sete de Setembro e Imaculada Conceição, absorvendo valiosas lições ao longo do caminho. Em 2019, iniciou sua jornada na Universidade e, a partir de 2021, teve sua iniciação científica na área. Sua especialidade de estudo concentra-se em Análise de Política Externa e Segurança e Defesa. Sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Guedes, integra importantes núcleos de estudos, como a Rede CTIDC e o Grupo de Pesquisa O Brasil e as Américas.

Comentários: Folha Sertaneja

6 comentários


Gorette Moreira

12/09/2023 - 23:29:00

Matéria super importante para Paulo Afonso , que se apresenta nobremente nossa cidade onde quer que estejam . jovens que merecem destaques pelas suas conquistas e objetivos e a Renato meus sinceros votos de sucesso e aplausos por comandar essas fontes de pesquisas e fazer a diferença com a juventude que pensa politicamente ! Renato me coloco a disposição para algumas mediações possíveis ! A Folha Sertaneja faz a diferença nas suas publicações , trazendo verdadeiros achados e furos espetaculares , parabéns por ter ouvido esse jovem promissor !!


Pedro Gomes

12/09/2023 - 20:50:48

FICA, PAULO AFONSO EM DESTAQUE, PARABÉNS A TODOs, A luta sempre acesa o conhecimento e as Dificuldades são aprendizagem. ;“...as primeiras palavras... nos primeiros livros...parabéns.


Ricardo Castelo

12/09/2023 - 18:44:18

Agradeço em nome da família pela referência à profª Patrícia Cerqueira, é imensa a felicidade de saber que seu trabalho plantou uma semente duradoura que segue nas ações do querido professor Renato Lira. Obrigado.


Railda Freitas

12/09/2023 - 18:33:46

Parabéns Renato e equipe, vocês são motivo de orgulho!! Bahia e Pernambuco muito bem representadas no âmbito da Ciência Política!


Marcos Antônio Lima

12/09/2023 - 18:01:55

Endosso as palavras do nobre confrade professor Galdino.


Professor Galdino

12/09/2023 - 17:40:08

É sempre uma alegria para um professor, mesmo que não tenha sido destes alunos, ve-los crescer. Estes pauloafonsinos estudaram em escolas e colégios de Paulo Afonso onde moram ainda muitos dos seus familiares. Renato Lira é neto da Professora Glória Lira, que já foi diretora de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso e é membro fundadora da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA.Júlia Amâncio é filha de Luana Amancio, servidora pública, e de Jucenilson Coriolano e Vinícius Cruz é neto de Pedro Gomes da Cruz (in memoriam), que foi um dedicado funcionário da CHESF, e de Maria Lima da Cruz, do Bairro Centenário.



Últimas

1 até 20 de 2500   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados