Política
Paulo Afonso <> Bahia -
12/09/2013
Crise: Oposição abandona Assembleia Itinerante em retaliação ao presidente
(Informações do Bocão News).
Para oposição, Nilo agiu de forma 'arbitrária e antidemocrática'
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa enviou nota à imprensa afirmando que não irá mais participar das sessões itinerantes do parlamento estadual, a começar pela desta quinta-feira (12) que será realizada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (11) em retaliação ao presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT). De acordo com os integrantes da bancada, o pedetista teria agido de forma “arbitrária, deselegante e antidemocrática” ao não permitir que os parlamentares exerçam sua mais importante prerrogativa...o direito constitucional ao pleno debate das matérias e projetos apreciados e votados na Alba.
No documento, os deputados afirmam que o regimento interno da Casa foi desrespeitado pelo presidente. Nilo nega que tenha adotado qualquer medida autoritária ou antirregimental. Segundo ele, o amadorismo dos deputados de oposição que estavam no plenário naquele momento provocou a situação.
“Eles esqueceram de assinar o documento para discutir a matéria e eu que sou culpado. Eu respeito a decisão da bancada de não ir à Assembleia Itinerante, mas discordo. É bom lembrar que quando a decisão que tomo os (oposição) favorece sou aplaudido, quando acontece o contrário, não. Discordo que tenha descumprido o regimento. Eles é que não fizeram o caminho certo, comeram ´mosca´ mesmo. Mas o papel da oposição é esse mesmo”.
O líder da bancada governista, José Neto (PT), criticou a maneira da obstrução feita pela oposição. “Eles ficaram mais preocupados em obstruir pedindo verificação de quórum a cada 20 minutos que se esqueceram de se inscrever. Se eles fizessem a obstrução normal – utilizando o tempo que cada um tem para discutir os projetos – não teriam perdido esta oportunidade”.
O petista atesta que não houve atropelo. “A oposição não tem moral para falar isso. Até porque na semana passada rasgaram um acordo feito. Ameaçaram, ontem, arguir o projeto das gratificações dos professores caso fosse aprovado, pois, alegam, que não havia acordo”.
Sobre este caso, o líder governista dispara: “Esperarei que a oposição reflita sobre a retirada da dispensa de formalidade para este projeto que reflete o desejo dos professores. Faremos um estudo mais preciso sobre o assunto. Em caso de encontramos uma saída jurídica, aí permaneceremos, na semana que vem, dando continuidade a esse processo de votação. Eu não acho legal tomar posicionamento que prejudique aos professores com o atraso da votação de um acordo que se tornou importante projeto de lei”.
Últimas
- 09/04/2025 - Vereadora Evinha destaca avanços concretos com a visita do Governador e rebate críticas infundadas com firmeza e responsabilidade
- 08/04/2025 - Ao invés de peixe, Galinho dá banana, na Semana Santa
- 08/04/2025 - Desrespeito, balbúrdia e omissão: sessão na CMPA escancara fragilidade da Mesa Diretora
- 08/04/2025 - Limite das cotas de licenciamento na Ciretran de Paulo Afonso é alvo de críticas
- 08/04/2025 - Funcionários demitidos da PMPA ainda não receberam rescisão trabalhista
- 08/04/2025 - Evinha e Bacelar celebram avanço histórico para a saúde de PA: Novo tempo se inicia com apoio do Governo do Estado e ação firme do governo local
- 07/04/2025 - Onde será construído o novo hospital Universitário de Paulo Afonso?
- 07/04/2025 - Prefeitura de Paulo Afonso não entrega peixe da Semana Santa, enquanto Jeremoabo mantêm tradição
- 06/04/2025 - Vereadora novata da Câmara de Paulo Afonso se destaca na produtividade Parlamentar
- 06/04/2025 - Vereadora Evinha - Força, Fé e Cuidado: Uma manhâ com mulheres guerreiras
- 06/04/2025 - Galinho chega aos 100 dias de gestão sem mostrar a que veio
- 05/04/2025 - Vereadores dão prazo de seis meses para avaliar mandato de Mário galinho
- 05/04/2025 - Os três Mosqueteiros
- 04/04/2025 - Socorro, os idosos sumiram
- 04/04/2025 - Quem não se comunica, se trumbica
- 04/04/2025 - Prefeito vai torrar cerca de R$ 500 mil com shows enquanto alunos ficam sem transporte escolar
- 04/04/2025 - Serviço de mototáxi expõe fracasso do transporte público em Paulo Afonso
- 04/04/2025 - Criação da taxa do lixo será 'primeiro ato' da gestão do Galo à frente da Prefeitura de Paulo Afonso
- 03/04/2025 - Reunião aconteceu hoje, quinta-feira, 3 de abril, na sede da CDL
- 02/04/2025 - Ex-vereador Moreirão critica o prefeito de Paulo Afonso e o chama de (Ditador e Mentiroso)
Todos os direitos reservados