Política

Paulo Afonso - Bahia - 12/11/2025

Assinatura da Ordem de Serviço do futuro HUPAV mobiliza a população e autoridades

DP
Divulgação

Na última sexta-feira, dia 07/11, uma grande multidão tomou a Praça do Coreto (próxima ao antigo muro da Vergonha), formada pela comitiva do Governador Jerônimo Rodrigues (com a Secretária da Saúde, Roberta Santana, Deputados Estaduais e Federais, Prefeitos, ex-Prefeitos, Vereadores,  Ex-vereadores e Lideranças políticas) para acompanhar a assinatura Simbólica da Ordem de Serviços do futuro Hospital e Maternidade Universitário de Paulo Afonso (HUPAV)

Com estilos enérgicos e antagônicos, os dois principais discursos do entardecer foram do Prefeito Mário Galinho e do Dep. Federal Mário Negromonte Júnior. O primeiro deles ressaltando a força do seu grupo nas situações atreladas ao HNAS e ao futuro HUPAV e o segundo ressaltando aa suas ações e de familiares (como a sua mãe, a Prefeita de Glória, Dra. Ena Vilma Negromonte) em impedir o fechamento do principal nosocômio Hospitalar de Paulo Afonso, o antigo HNAS.

Um dos momentos de maior emoção durante a cerimônia foi a ovação efetuada pela plateia à menção dos nomes do Juiz Federal, Dr João Paulo Piropo, do Ministro do STJ e ex- Desembargador Federal Dr Carlos Brandão (que trouxe uma comitiva de mais de 10 Magistrados- Ministros, Juízes e Procuradores de diferentes tribunais estaduais e federais); bem como do Suplente de Vereador, Professor Adjunto I e ex-coordenador CMED-PAV Sydney Leão, por parte do atual Prefeito de Paulo Afonso, Mário Galinho. Sobre o último, é importante ressaltar que o Prof. Sydney Leão foi uma das poucas pessoas a participar de todas as audiências públicas sobre a temática do HNAS e HUPAV desde 2019 (dentre elas a audiência pública no MPF em novembro de 2019, que selou o destino do HNAS, as audiências públicas no MPF, em outubro de 2020, da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados- com parte de seu discurso veiculado em cadeia nacional de Rádio em A Voz do Brasil - e da Bancada baiana, todas em 2021, bem como de Audiências promovidas no âmbito da Justiça Federal em 2024 e 2025 que encaminharam a construção do futuro HUPAV, em parceria com o Governo Baiano).

Outra situação que chamou a atenção foi a postura conciliadora e agregadora (mencionando o papel de históricos adversários) do governador Jerônimo Rodrigues, que em seu discurso, contou um pouco da sua trajetória como garoto pobre do interior da Bahia, que teve acesso aos estudos somente aos 15 anos de idade e que conseguiu vencer todos os desafios de sua vida a partir da educação! Ele ainda mencionou, reiterando dados já trazidos em relação ao dimensionamento da Unidade Hospitalar já repassados pela Secretaria Roberta Santana em seu discurso, como os 165 leitos totais, com um custo total de 149 milhões de reais) que o estabelecimento do HUPAV será uma dupla gestação (18 meses) e que irá passar rápido, proporcionando um enorme desenvolvimento à saúde de Paulo Afonso e de toda a região do nordeste do estado da Bahia e dos estados circunvizinhos. Por fim, após a assinatura da Ordem de Serviço, também chamou a atenção, o ato do Governador Jerônimo Rodrigues ao cumprimentar, de maneira espontânea, o já mencionado Prof. Sydney Leão durante a foto que ambos tiraram, em conjunto com a Secretária Roberta Santana, com a já aludida Ordem de Serviço (foto que ilustra a reportagem); sendo que, na percepção desse editor, tal cumprimento é absolutamente simbólico e representa a passagem de bastão entre aqueles que tanto fizeram e fazem (como o Prof. Sydney) pelo HNAS/HUPAV para aqueles que estão e irão continuar a construir esse Hospital para toda a população pauloafonsina e de toda a região, processo esse atualmente capitaneado pelo Governador Jerônimo...


Últimas

121 até 140 de 11620 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados