O que já era esperado pela maioria da população de Paulo Afonso (Norte da Bahia), aconteceu na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada excepcionalmente nessa quarta-feira (10). A Reunião Parlamentar que acontece normalmente às segundas-feiras, foi transferida em virtude da Copa Vela, evento festivo que aconteceu no último fim de semana.
Conforme previsto, os discursos dos vereadores da bancada da situação foram pautados em elogios à primeira edição da Micareta da cidade realizada na Gestão Mário Galinho. Aliás, há quem afirme que essa foi comprovadamente a maior e mais cara, desde sua criação em 1989.
Mas as referências elogiosas às mudanças vistas como desnecessárias e aos gastos exorbitantes, foram contestadas pela oposição. Na Tribuna, Celso Brito Miranda (PRD) repetiu seu discurso proferido na Sessão anterior à festa.
"Não quero jogar pedras nem flores no prefeito, mas enquanto vereadores, nós temos que cumprir com a responsabilidade de fiscalizar o Poder Público. Se a festa foi boa, isso eu não questiono, mas passou. E eu pergunto ao senhor prefeito e aos vereadores aliados: e agora, vamos fazer o que"? Indagou Celso, listando uma série de serviços públicos que segundo ele não oferecem atendimento digno à população.
As deficiências na saúde, assistência social, limpeza pública, manutenção de praças e jardins foram apontadas pelo parlamentar como falta de consideração do gestor aos requerimentos aprovados pela Câmara. "O senhor prefeito não tem a menor consideração pelos vereadoes, porquê raramente responde aos requerimentos que são apresentados", lembrou.
As colocações de doutor Celso foram aplaudidas do início ao fim do acalorado discurso, mas as manifestações de apoio ao parlamentar, levaram o presidente da Câmara, Zé de Abel (PSD) a solicitar a retirada dos mais exaltados.
Cumprindo a determinação do presidente do Poder Legislativo, sob gritos de protesto, agentes da Guarda Civil Municipal conduziram um rapaz e uma moça para fora da Sala de Reuniões, e os discursos continuaram, agora com a segurança reforçada e os ânimos mais calmos.