Política

Paulo Afonso - Bahia - 06/08/2025

Entrevista do Prof. Sydney Leão sobre as Lições referentes ao Novo Modelo de Assistência Oncológica sergipano

DP
Divulgação

O Prof. Sydney Leão foi entrevistado na Rádio Web Caiçara, no programa Sala de Imprensa, com a apresentação do Radialista Francisco Sales no último dia 24/07. Com a temática referente as Lições que podem ser aprendidas a partir do novo modelo de Oncologia do estado de Sergipe, o Prof. Sydney Leão, que é um profundo conhecedor das saúdes públicas dos estados da Bahia e Sergipe, colocou inicialmente que os estabelecimentos do Hospital Geral do Câncer de Sergipe Gov. Marcelo Déda (HGCS), na cidade de Aracaju; e do Hospital Interestadual do Amor de Lagarto, na cidade de Lagarto, distante 80 km da capital sergipana, partiram de iniciativas paralelas e muito relevantes vinculadas ao estado vizinho, que é o estado natal do Prof. Sydney. A primeira delas é uma iniciativa efetuada pelo Governo do Estado de Sergipe, com mais de 15 anos de evolução, desde a ideia inicial, tomada ainda no governo do saudoso Governador Marcelo Déda, que foi vitimado, por triste coincidência do destino por um câncer pancreático no final de 2013; passando pelos governos seguintes (Jackson Barreto e Belivaldo Chagas), sendo concluída pelo atual governador Fábio Mitidieri, o qual irá inaugurar o HGCS no final do mês de agosto. Já o Hospital Interestadual do Amor de Lagarto (HIAL), está associado a iniciativa do grupo capitaneado pelo empresário Henrique Prata, da cidade de Barretos/SP, mas neto de sergipanos vinculados àquela cidade, o qual, a partir da expansão da rede de Hospitais de carácter filantrópico associados ao tratamento oncológico, conseguiu construir e estabelecer esse Hospital no interior sergipano, o qual vem funcionando como UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) para diversos municípios associados aos quatro estados desde o final do mês de julho deste ano, como, por exemplo, as cidades de Glória/BA (a partir de convênio diretamente estabelecido pela gestão da Prefeita Dra. Ena Vilma Negromonte) e Ribeira do Pombal. O Prof. Sydney, que também é um grande conhecedor da assistência oncológica no SUS, considerando a sua atuação como médico patologista em Paulo Afonso, trouxe também na entrevista da Rádio Web Caiçara, trechos de uma outra entrevista recentemente efetuada pelo Prof. Dr. Roberto Gurgel (cirurgião oncológico de renome no estado de Sergipe e atual superintendente do HUSE, principal hospital público do estado vizinho) ao Portal JL Política. Segundo o Prof. Sydney, o Dr. Roberto Gurgel relatou, naquela entrevista, a necessidade do governo do estado de Sergipe estar à frente da regulação dos serviços de oncologia em território sergipano, os quais também são compostos, além dos dois novos Hospitais, pelos tradicionais Hospital de Cirurgia e Hospital Universitário da UFS, ambos em Aracaju. A evolução da assistência oncológica no estado vizinho também foi destacada pelo Prof. Sydney a partir das informações trazidas pelo Dr. Roberto, considerando que atualmente, não há mais filas para tratamentos quimio e radioterápicos em solo sergipano. 

Ao término da entrevista, o Prof. Sydney Leão lamentou a problemática estabelecida pelo governo baiano em relação ao Hospital Núcleo Vida (HNV), antiga UNACON para a cidade de Paulo Afonso e toda a região. O Prof. Sydney relembrou a sua luta pessoal, no 2º semestre de 2023, em contatos diretamente efetuados com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Sra. Roberta Santana, para que a UNACON Paulo Afonso Núcleo Vida pudesse ser estabelecida; e saudou os sócios proprietários do empreendimento, simbolizados pelos empresários Abraão Costa (que também foi paciente oncológico no ano de 2017) e Brando Guerra e pelo Prof. Paulo Lucena (que também é professor do Colegiado de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso) pela Luta Incansável em prol de uma assistência oncológica de excelência para a capital da energia e toda a região. Prof. Sydney finalizou as suas palavras em uma hora e cinquenta minutos de entrevista, se colocando a disposição, como Professor Assistente II e Ex-coordenador do curso de medicina de Paulo Afonso e também como agente político (considerando a sua condição de suplente de vereador de Paulo Afonso entre os anos de 2025-2028) para participar de possível futura audiência com os membros do Governo baiano (considerando a vinda, em agosto, do Governador Prof. Jerônimo Rodrigues e da Secretária de Saúde Roberta Santana para a assinatura de ordem de Serviços do Futuro HUPAV- outra luta do Prof. Sydney), visando a reversão da decisão de transferência da UNACON referência de Paulo Afonso da Núcleo Vida para o HIAL (com a necessidade de união dos diferentes segmentos políticos da cidade de Paulo Afonso para tal). Também, na percepção do Prof. Sydney o HIAL deve ser encarado, pelos diferentes segmentos da sociedade civil e da imprensa de Paulo Afonso, como um possível parceiro para o Hospital da Núcleo Vida (HNV) e jamais como um inimigo, como por exemplo para tratamentos não efetuados atualmente pelo HNV, como o tratamento radioterápico. 

Por fim, na visão do Prof. Sydney, as lições trazidas pelo novo modelo de oncologia do vizinho estado sergipano devem ser aprendidas por todos aqueles que militam na assistência oncológica na cidade de Paulo Afonso e região, visando ao aprimoramento, ainda maior, dessa assistência em solo pauloafonsino, sempre em prol do paciente oncológico, o qual invariavelmente está fragilizado pelas odiosas mãos de sua doença...

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados