Opinião

Paulo Afonso - Bahia - 28/04/2025

O futuro como eu vejo

Por Bob Charles DRT BA 3.913
Divulgação

A renovação política é um dos alicerces de uma democracia saudável, essencial para a promoção de idéias inovadoras, a oxigenação de políticas públicas e a garantia de idoneidade na gestão pública. Quando novas lideranças ocupam espaços no poder, criam-se oportunidades para romper com ciclos de práticas antigas e, muitas vezes, ineficazes ou prejudiciais, além de reforçar a confiança da sociedade nas instituições democráticas.

Em Paulo Afonso marcado por mandatos prolongados e oligarquias políticas, a renovação finalmente deixou de ser um desafio. 

Além disso, a renovação política contribui para a diversificação do perfil dos representantes. Cada vez mais, setores historicamente sub-representados, como mulheres, jovens e minorias, têm conquistado espaço, enriquecendo o debate público e representando interesses variados da sociedade.

O desafio, contudo, não se resume apenas à eleição do  novo prefeito MCBA , mas à garantia de que este seja comprometido com a ética, a transparência e o bem coletivo. Apenas assim a renovação poderá de fato transformar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento do município como um todo.

Com as eleições de 2026 se aproximando, cresce a expectativa por mudanças na Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e governador do estado. Cabe aos eleitores exercerem seu papel crítico, cobrando renovação e responsabilidade de seus futuros representantes. Afinal, a democracia só se fortalece com instituições sólidas e lideranças comprometidas com o interesse público.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados