Regional

Paulo Afonso - Bahia - - 16/03/2013

Vereador Edvaldo parabeniza Chesf pelos seus 65 anos e aborda a importância do papel social da empresa

Assessoria parlamentar
Foto reprodução

Nesta sexta-feira, 15 de março, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) completa 65 anos de fundação. A data foi lembrada pelo vereador Edvaldo Nascimento (PCdoB) durante seu discurso na sessão desta quinta-feira, 14 de março, na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia.
Edvaldo falou sobre a trajetória da empresa desde a sua fundação, e fez um retrocesso, falando ainda do decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 3 de outubro, autorizando a organização da companhia.
O parlamentar relembrou a importância da empresa como geradora de energia elétrica para o Nordeste. "Esta empresa, que completa 65 anos, é um marco na impulsão econômica do Nordeste. Hoje todas as sedes municipais desta região estão servidas pelo sistema da Chesf, e os programas estaduais e federais, como o Luz para Todos, levam energia para quase 50 milhões de nordestinos", falou.
Porém Edvaldo contrapôs o discurso de homenagem à realidade enfrentada pela empresa através da MP 579/Lei 12.783, que prevê a redução das tarifas. A medida está levando a Chesf a extinguir os investimentos em projetos sociais, ações que ela vem realizando ao longo dos anos e que beneficiam os centenas de municípios onde está instalada.
"Ao parabenizar a CHESF estou parabenizando a capacidade do povo nordestino. E não podemos negar a importância e o papel social que ela desenvolve nos municípios da região Nordeste, incentivando projetos nas mais diversas áreas. Esta MP trará graves consequências para as comunidades."
Nascimento propôs uma moção de congratulação à Companhia e a realização de um seminário com os vereadores dos municípios da região dos lagos de Xingó para discutir os efeitos da MP e propor garantias de investimentos para a região como compensação pela energia gerada pela Chesf.
"Os 65 anos de geração e transmissão de energia se soma a necessidade de manter o compromisso social da empresa com o povo dos seus reservatórios e isto precisa ser cobrado da empresa. A Chesf é uma empresa sonhada por Delmiro Gouveia e construída por nós nordestinos; que tem uma identidade cultural com a nossa história e nossa alma. Que os nordestinos se unam para defender esta empresa construída com o dinheiro e o suor do povo brasileiro".


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados