Polícia

Paulo Afonso (BA) - 10/02/2012

FIM da greve está decidido na Bahia

Brasilturis
(Foto: Lílian Marques/G1
Entrevista coletiva do comandante da Polícia Militar da Bahia
Entrevista coletiva do comandante da Polícia Militar da Bahia

Esta definição foi dada pelo comando da Polícia Militar baiana, na palavra do coronel Alfredo Castro. Em comunicado sobre o que foi  conseguido pelos policiais nestes 11 dias de paralização, salientou que o obtido 'não é ainda o ideal, mas é o real mais palpável no momento', referindo-se aos valores em acordo  anunciados por parte da administração estadual.

Assim, a greve da Polícia Militar da Bahia chega pouco a pouco ao fim, pois não há mais condições de engajar uma maior atitude ao movimento. A tropa demonstra insatisfação com os resultados, mas a questão da imagem que ficou após as ultimas revelações e  o jogo duro final do governo a partir de ontem, colocam o retorno ao trabalho como um ponto decidido.  Em 15 cidades do interior a atitude grevista já cessou por completo.

Durante os dias de paralização, o numero de assassinatos na Bahia cresceu em 178%. Os prejuízos estimados no comércio mostram R$ 400 milhões de prejuízos em um levantamento preliminar.

O ministro da Justiça, José Roberto Cardozo, voltou a confirmar que tropas da Força Nacional serão enviadas para a Bahia e o Rio, ou qualquer outro estado onde as possíveis greves e movimentos policiais possam alterar o bem estar e a ordem no Carnaval.

Para que se tenha uma evidência da importância econômica e turística do Carnaval da Bahia, nos últimos quatro  anos o incremento foi de 25% no volume de negócios gerados pela festa em Salvador, enquanto  a previsão  inicial neste ano era para R$ 750 milhões movimentados. Mesmo com os problemas ainda gerados pela greve da Polícia Militar, Carlos Paiva, superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, admite que a paralisação  não tenha maior efeito no movimento esperado. 

"São pessoas que se planejam um ano inteiro para participar da festa e têm um vínculo forte com a celebração,  isto não se quebra muito facilmente. Sabemos que o impacto existe, mas será pequeno", garantiu durante o seminário "O Carnaval de Salvador como Plataforma de Negócios", realizado pela Amcham-Salvador.

Já no Rio de Janeiro, onde o governo federal também colocou a Força Nacional de Segurança à disposição do estado - embora a requisição não tenha sido efetivada até hoje à tarde - mais de 100 policiais já foram inidiciados e 58  foram presos.

 


Últimas

1 até 20 de 841   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados