A destinação adequada da grande quantidade de lixo nas vias públicas onde são realizadas as feiras livres em Paulo Afonso e no BTN, está sendo cobrada na Câmara pela vereadora Irmã Leda (PDT) que inclusive apresenta alternativas para minimizar o problema.
Leda sugeriu ao secretário de Infraestrutura, Wilson Pereira e ao administrador do BTN, Luiz Humberto, com cópia ao prefeito Luiz de Deus , a instalação de lixeiras nas feiras livres, para evitar que o lixo produzido seja descartado nas ruas, ou mesmo nas calçadas, “o que tornaria as feiras bem mais limpas e com melhor visual”.
A vereadora sugeriu à Prefeitura, a adoção de medidas disciplinares, “para que o lixo seja acondicionado pelos próprios feirantes, em embalagens apropriadas, evitando o descarte nas vias e calçadas”.
A proposta da irmã Leda atende pedidos de moradores residentes nas vias onde acontecem as feiras livres na área da ferinha, Ceapa e Ceasa.
“A preocupação é que, tudo que é dispensado, restos de alimentos e embalagens, ficam expostos ao tempo, sob risco de, em caso de chuvas, ser levado pelas enxurradas, entupindo galerias e causando um problema bem maior, isso sem contar que as pessoas que fazem o serviço de varrição e coleta, se expõem ao contato com lixo até em estado de putrefação e materiais cortantes, gerando risco aos mesmos”, completou a Irmã Leda.