Polícia

Paulo Afonso - 12/08/2010

Dono do site 'Pura Política' é vaiado no momento da prisão em Salvador

Com informações do Bahia Noticias e do Pura Política / Foto - Tiago Melo - BN
Tiago Melo - BN
João Andrade Neto, dono do Pura Política, foi preso em Salvador
João Andrade Neto, dono do Pura Política, foi preso em Salvador

Ele é acusado por alguns empresários de cometer extorsões. Recentemente, um empreendedor prestou queixa na Secretaria de Segurança Pública do Estado, que iniciou a investigação e culminou na prisão de Andrade nesta quarta-feira (11).

João Andrade foi detido por mandar o seu sócio receber R$ 10 mil, fato filmado pelo Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, que logo em seguida solicitou a sua prisão preventiva.

Apresentação

João Andrade chegou para apresentação na sede do (COE) por volta das 17h desta quarta-feira, após ser detido sob acusação de extorquir empresários. Embora não quisesse falar com os repórteres que se concentravam no local, ele conseguiu se indispor com a imprensa. "O que eu sei vou dizer à Justiça", afirmou, em uma tentativa de fugir do assédio.

Mas, ao ser perguntado por um jornalista do A Tarde se não tinha nada a dizer aos "colegas", o preso esperneou: "colegas? Eu não considero vocês meus colegas". A declaração motivou uma série de vaias ao acusado e comemoração da maioria que bradava "ainda bem".

Acusações

O dono do site Pura Política passou a ser considerado estelionatário e já responde a cerca de duas dúzias de processos cíveis e criminais na Justiça baiana, os primeiros por danos morais causados às pessoas a quem denegria e, os criminais, por injúria, infâmia e difamação.

Alguns empresários informaram que pretendem entrar com diversos processos contra João Andrade Neto, alguns ainda esta semana. O secretário de Segurança Pública, César Nunes, deverá apresentá-lo à imprensa, provavelmente ainda na tarde de hoje, com o relato minucioso do acontecido.

Com ele foram presos também dois policiais, que trabalhavam como seus seguranças. Neste início de tarde a sede do seu site foi vasculhada pela polícia para recolher documentos, computadores e todos os indícios ou provas sobre os desvios que praticava.

O Pura Política esclarece

Em seu próprio site, o Pura Política, consta uma nota intitulada "Lutar contra os poderosos não é fácil: João Andrade é detido e presta esclarecimentos no COE".

Leia:

"De antemão, aos fatos o que nos foi passado é que, o Diretor-Geral do site estaria sendo levado para prestar esclarecimentos e que por ventura 3 de nossos colegas de trabalho, sendo estes: André Brandão( Cinegrafista), Mathias Ariel ( Marketing) e um funcionários da administração, também foram levados para depor."

"(...) Os funcionários, desconhecem até o momento o motivo da prisão de João Andrade. Para os presentes no momento da apreensão, o que fomos informados é que teríamos os equipamentos apreendidos por conta de uma denúncia, que os policiais não nos informou".

"(...) O que pode ser dito neste momento, é que em todas as reuniões, João Andrade, transpareceu para todos nós que não aceitaria suborno, que nenhum jornalista deveria fechar patrocínio, sobretudo, para que não fosse entendido que: 'jornalistas do Pura Política estavam se vendendo'. (...) A equipe de jornalismo do Pura Política, neste momento, foi pega de surpresa. Estando todos desde o auxiliar de serviços gerais até o editor do site estarrecidos com a situação".

Nota da redação

João Andrade Neto usava o seu site para desafiar vários políticos e empresários baianos. Entre os seus desafetos estão o atual prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) e o ex-ministro e atual candidato a governador pelo PMDB, Geddel Vieira Lima.

No meio jornalístico e político de Salvador todos se perguntavam sobre a forma de fazer jornalismo de Andrade Neto, que, dizem, nem jornalista é. Geddel Vieira Lima, por exemplo, de bajulado e com um aparato do site à sua disposição até meados de 2009, de repente passou a ser alvo de pesadas críticas e denúncias de toda sorte. 


Últimas

1 até 20 de 841   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados