A eleição para prefeito de Paulo Afonso só vai acontecer em outubro do próximo ano. Mas, as primeiras pedras começam a aparecer no tabuleiro da sucessão municipal. O vereador Mário Barreto, o Galinho, não anunciou publicamente que vai ser candidato a prefeito, em 2020, mas seus olhos chegam a brilhar quando fala no assunto. Galinho, situa a sua candidatura no patamar do “novo na política”, numa linha de contrapor as velhas oligarquias da política pauloafonsina.
Mar com tubarões
Galinho não é tosco. Sabe que uma candidatura a prefeito sem uma chapa forte de candidatos a vereadores é uma aventura perigosa, é como entrar num mar com tubarões já sangrando.
Minha opinião
Na verdade, Galinho sabe que sua vitória não é impossível, porque nada é impossível em política, mas sabe que é muito improvável que isso venha a acontecer, a não ser por um desses fenômenos da cota da imprevisibilidade. Mas, não esperem que ele seja mal votado, principalmente, se despertar entre os jovens que sua candidatura representa tudo o que está embutido nos valores da juventude
Outro nome
Prefeito de Jeremoabo, Deri do Paloma (PP), que atravessa um forte desgaste na sua administração, Anabel de Tista, são os nomes falados até aqui para disputar também a prefeitura de Jeremoabo, em 2020.
Não será presa fácil
Um prefeito não pode ser avaliado se terá ou não chance de disputar com sucesso a sua reeleição nos primeiros anos de mandato. Porque pode ter um início de administração impopular e se recuperar no último ano. Para o eleitor, a última imagem do gestor é a que fica. Com o prefeito David Cavalcanti (PP), de Glória em franca recuperação, ele não será presa fácil em 2020