Apos acumular sucessivas derrotas na justiça, chega ao fim a longa espera pela eleição suplementar em Jeremoabo. Esta semana a ex-prefeita Anabel de Tista (PSD) sofreu a ultima e defintiva derrota em Brasília. Com isso, estima-se que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia deve divulgar ainda na primeira quinzena de outubro a data da realização da eleição suplementar na cidade, encravada no norte da Bahia.
A ex-prefeita Anabel de Sa´Carvalho Lima teve seu registro “indeferido não cabendo mais recurso”. Com todos as possibilidades esgotadas, o novo pleito deve acontecer até dezembro, quando a população vai voltar às urnas para escolher um novo prefeito e vice. Desde o início do ano, o então presidente da Câmara, Antonio Chaves (PSB), assumiu o comando do executivo municipal. Conhecido o resultado agora é improvável que não tenhamos novas eleições em dezembro/2017.
Calendário
Após a definição da data da eleição os partidos podem realizar convenções para a escolha dos candidatos. Depois será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir daí os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral.
Provavelmente em dezembro, os eleitores do município, inscritos no cadastro eleitoral até o dia 21 de junho de 2017, voltam às urnas para escolher prefeito e vice. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 17 de dezembro.