Opinião

Paulo Afonso (BA) - 05/05/2012

Esperando GODOT! - Por Luiz Aureliano

Luiz Aureliano é médico dermatologista
Foto Divulgação

 Este é o título de uma peça do dramaturgo alemão Bertold Brecht! Nele, dois personagens dialogam o tempo todo, na espera do personagem titulo, que no final e ao longo da historia nunca aparece! Godot vai chegar e vai nos orientar, nos dizer qual o melhor caminho a percorrer, o que devemos fazer da nossa vida, quais as decisões mais corretas, com quem devemos contar na nossa caminhada, qual a fé que devemos professar, quais os princípios a defender, quais serão nossos aliados leais de todas as horas; enfim, Godot é a tábua de salvação, o grande líder, o inspirado, o guru, o conhecedor das dificuldades da vida, o orientador-mor para chegarmos ao paraíso, ao Nirvana!

Mas Godot não chega, Godot não vem, o tempo vai passando e nada de Godot e sem Godot não iremos para lugar nenhum e assim ficam os dois personagens perdidos, desorientados e sem rumo.

Esta é a situação que se encontra a chamada oposição de Paulo Afonso. Dividida, fragmentada, sem uma liderança natural que congregue estas forças políticas, estão procurando desesperadamente um candidato de oposição ao atual Prefeito.

Esta liderança eles não tem, não existe, até porque isto é um processo natural, uma liderança se faz com trabalho público que tenha o reconhecimento da população. Até porque eles, quando estiveram no governo municipal por quatro anos, fizeram uma administração desastrosa, inclusive com graves denuncias de corrupção e condenação pelos Tribunais de Contas.

Porque existem muitos políticos (talvez a maioria), que entram na política, não para fazer o bem publico, mas para enriquecer, para fazer da política um negocio privado, para se locupletar com o dinheiro publico e é por isto que temos tantas denuncias de corrupção, que envolvem a maioria dos partidos políticos brasileiros.

A Presidente Dilma Roussef já teve que demitir sete ministros por denuncias de pratica de corrupção em apenas um ano de governo; é uma lástima!

Gente que faz da política um negócio familiar, de pai para filho, mulher, cunhado, sogro, etc...

Não podemos permitir isto, depende apenas de sabermos votar analisando bem os currículos dos candidatos e ver quais são os candidatos que tem uma vida limpa, cujo patrimônio seja compatível com a renda que se tem.

Além de tudo, tem que mostrar quais as ações políticas que fizeram para melhorar a vida das pessoas, principalmente dos que mais precisam do poder publico e mais uma vez eles não tem o que mostrar.

Não conseguem fazer críticas pertinentes, não tem postura para nada, tudo que dizem e fazem são criticas pessoais e na maioria das vezes mentirosas e caluniosas!

É lamentável que isto aconteça em Paulo Afonso, pois a Democracia necessita de uma oposição competente e honesta, não só para fortalecer o processo democrático, mas também para melhorar as políticas púbicas, que beneficiam a população.

Estamos em maio, faltam menos de cinco meses para a eleição municipal e a chamada oposição ao Prefeito, não tem um candidato natural, uma voz que mobilize a população, que tenha apoio nos movimentos sociais. Estão tentando inventar, improvisar um candidato e não acham e não acham porque eles não têm este nome, pois se tivessem, este nome já estaria na boca do povo e não vai ser de ultima hora que vão criar um salvador da pátria; Godot não veio e não virá nunca; pelo menos na eleição deste ano!

Esta eleição está fadada a ser a eleição de um candidato só; o atual Prefeito Anilton Bastos!


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados