
Desde que a antiga Forquilha foi elevada a categoria de cidade, ninguém teve a felicidade de ver um desses felinos, nem mesmo no zoológico de propriedade da CHESF. A façanha só era possível quando as pessoas iam assistir a um filme de Tarzan nos antigos cinemas CPA ou COPA. Até porque a presença de um leão numa cidade como Paulo Afonso resultaria em pânico e atração por parte da população.
Pasmem! Para o bem de todos e felicidade geral da população, o prefeito da cidade, Mário Cesar Barreto Azevedo, acaba de contratar por um valor considerável, três esculturas: O santo pobre São Francisco de Assis (Igreja), padroeiro da cidade, Abel Barbosa e Silva, ex-prefeito e a imagem de um leão, que segundo ele, representa a força da cidade.
Mas, porque o leão se tornou símbolo da força da cidade?. Queira o prefeito ou não, a força da cidade é sua gente e a energia gerada aqui. Um leão representando Paulo Afonso, quando curiosamente a cidade é administrada por um galo! Com essa façanha o prefeito merece pedir uma música no Fantástico.