
20/01/2025
GLÓRIA/BAHIA – Um dos objetivos mais ambiciosos do Instituto Repensar, há mais de 20 anos com diversas atividades voltadas para o desenvolvimento do Território de Itaparica, é, com a parceria dos governos, mexer na estrutura social que exclui vários grupos sociais da má nutrição ou insegurança alimentar.
A coordenadora do Repensar, Prof.ª Daiane Braz e os demais parceiros do Instituto cruzam o caminho de muitas realidades nas quais comunidades inteiras ainda lutam pela sobrevivência, mesmo que, bem próximo delas tenham cinturões produtivos. Persistem barreiras estruturais importantes que limitam o acesso a uma alimentação adequada.
As oficinas do Repensar observam as rotas possíveis com apoio do Programa Bahia Sem Fome – Comida no Prato. No dia (16/jan), aconteceu na área rural de Glória, povoado Sítio da Lagoa a Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional.
A atividade contou com a participação da assistente social Tânia Gonçalves e do nutricionista Alexandre Vasconcelos, reunindo a comunidade local e a equipe técnica do projeto da Cozinha Comunitária do Instituto Repensar.
Em sua fala, Daiane Braz destacou a satisfação em avançar mais uma etapa da implantação da cozinha na comunidade, que irá atender até 200 famílias diariamente, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais e ribeirinhas, fortalecendo o direito humano à alimentação adequada.
“O futuro promissor do Território de Itaparica, depende menos de soluções genéricas e mais da capacidade de reconhecer nossas deficiências e nossas diferenças internas. Aos poucos, e com muitas insistências, projetos etc., estamos vencendo barreiras históricas e incluindo mais e mais comunidades no caminho do desenvolvimento, com mais igualdade”, resume Daiane sobre as atividades do Instituto Repensar.
26/01