
Apesar dos sinais de desaceleração da inflação em nível nacional, o custo de vida continua elevado em Paulo Afonso, especialmente por conta dos preços dos alimentos. Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo IBGE, mostram que a capital acreana registrou variações acima da média do país em grupos essenciais de consumo em 2025.
O principal fator de pressão inflacionária em Paulo Afonso foi o grupo alimentação e bebidas. Além da alimentação, o grupo transportes também exerceu influência sobre a inflação local.
Especialistas avaliam que fatores estruturais ajudam a explicar o cenário da capital acreana, como a dependência de produtos vindos de outras regiões, os custos logísticos elevados e as oscilações climáticas que afetam a oferta de alimentos.
Em Paulo Afonso, os dados revelam que, apesar de uma tendência de moderação no índice nacional, o peso dos alimentos continua sendo determinante para a alta do custo de vida, afetando principalmente as famílias de menor renda.
26/01