Política

Paulo Afonso - Bahia - 15/12/2025

Entre as luzes do Natal, sombras e a solidão

Bob Charles DRT BA 3.913
Divulgação

A quantidade de jovens  esquecidos pelos homens e por Papai Noel em Paulo Afonso, reflete no descrédito, em sofrimento, abandono e esperança silenciosa, muitas vezes ofuscada pelo brilho das festas e pela busca desenfreada pelo consumo. Jovens que perderam os pais e que vivem nas ruas do centro da cidade, escolheram as ruas por considerá-las mais seguras.

Nesta época do ano, o Natal tem um significado diferente para eles. Apesar da fome que enfrentam, essa gente vivencia o Natal em meio a cenários festivos, cujas cores intensas apenas servem para mascarar sua dor e solidão. Enquanto a cidade se transforma à noite, com luzes acesas e celebrações tomando conta dos arredores, essa gente  sente ainda mais o contraste entre sua realidade e o ambiente festivo.

Alguns inclusive dormem próximo a alguma igreja onde o nascimento de Cristo é celebrado com alegria. Ali, sua presença passa por despercebida, como se fosse apenas uma pequena sombra entre tantas luzes.

Depois do Natal, todas as luzes que transformam a cidade em um palco de alegria e celebração se apagarão. Os guizos falsos da alegria, que por alguns dias mascaram a dor de quem vive à margem, se desfarão. A alegria dará lugar ao silêncio e à solidão que acompanha essa gente no dia-a-dia.  

Nesse cenário de incertezas, esses jovens continuarão invisíveis, esquecidos pelas pessoas que vivem em outro mundo muito distante do seu até que venha o próximo Natal. O ciclo da indiferença se repete: a cidade retornará a sua  rotina ignorando sua existência e sua dor.


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados